A dor no calcanhar é bastante incômoda, principalmente para quem precisa caminhar ou ficar de pé por um longo tempo. Parece que nenhum sapato é confortável o suficiente e nada aliviará o desconforto.
O fato é que essa dor pode ser causada por fatores simples, como um esforço a mais realizado após um exercício físico ou o uso de um sapato de solado mais fino. Agora, se acontece por mais tempo, pode estar ligada à pisada.
A dor no calcanhar está lhe incomodando? Neste post, daremos 4 dicas do você pode fazer para aliviar o desconforto e voltar a pisar com tranquilidade. Confira!
1. Role uma bolinha embaixo dos pés
Use uma bolinha pequena ou média, pouco maior que uma bola de tênis. O ideal é que seja daquelas com pequenas pontinhas, usadas na fisioterapia. Mexa o pé para frente e para trás, passando a bolinha por toda a planta do pé.
Outra dica é apoiar a bolinha no calcanhar e fazer movimentos circulares. Assim você estará massageando a região.
2. Cuidado com os calçados
Quem tem dores no calcanhar não deve utilizar sapatos baixos (como rasteirinhas e sapatilhas) e sem amortecimento. O ideal é usar tênis com amortecimento, mesmo se você não vai realizar nenhuma atividade física de impacto.
Se precisar usar outros tipos de sapato, busque por palmilhas que ajudam a deixar o solado mais macio e protejam seu calcanhar, como as calcanheiras de silicone.
Sapatos com saltos pequenos e largos, de no máximo 7cm de altura, também diminuem a carga no calcanhar, sendo bem tolerados pelos pacientes com dores. A preferência é para calçados tipo Anabela.
3. Fortaleça a musculatura dos pés
Em alguns casos, as dores no calcanhar surgem pelo fato do músculo não estar acostumado a realizar algum esforço. Se você não tinha o hábito de se exercitar e agora passou a fazer uma atividade física, por exemplo, entenda que seu pé não estava preparado para essa mudança.
Ajude a fortalecer a musculatura dos pés com a ajuda de alguns exercícios simples. Deixe uma toalha ao lado da cama e pela manhã e, logo ao acordar, envolva-a em seus pés. Segure a toalha com as mãos e tente puxá-la para baixo com os dedos dos pés.
Outra dica de exercício para fortalecer a musculatura e diminuir a dor no calcanhar é tentar pegar uma toalha ou peça de roupa do chão usando apenas os dedos do pé. Repita o exercício ao menos 5 vezes, de duas a quatro vezes por semana.
4. Faça fisioterapia
Quando as dores no calcanhar persistem por longo tempo, o ideal é procurar por um médico e conversar sobre a possibilidade de fazer fisioterapia, principalmente nos casos de pessoas que possuem esporão.
Os exercícios da fisioterapia e o uso de alguns aparelhos, como o ultrassom e as ondas de choque ajudarão a diminuir a dor no calcanhar e dar mais conforto ao caminhar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!