O esporão de calcâneo é uma condição caracterizada por uma protuberância óssea na sola do pé ou atrás do mesmo, mais próximo do tendão de Aquiles. Esse acúmulo de cálcio inadequado é causado, na maioria das vezes, por uma inflamação chamada fascite, que atinge o tecido responsável por proteger os tendões. Essa saliência pode ser assintomática ou pode causar dores agudas.
Nem sempre é possível identificar a razão pela qual o esporão surge, mas muitas vezes ele tem a ver com a realização de atividades físicas intensas, o uso de sapatos inapropriados, o tipo de pisada irregular, o excesso de peso ou grandes períodos em pé. Qualquer que seja a causa, o tratamento segue a mesma linha: mudança nos hábitos, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.
Grande parte do desconforto pode ser minimizado com a realização de atividades rápidas e em casa. Confira a seguir alguns exercícios simples que ajudam no tratamento!
Exercitando-se contra o esporão de calcâneo
Com uma toalha ou pano
O mais benéfico dos exercícios é também o mais simples. Você só precisa colocar no chão uma toalha ou um pano, sentar-se próximo dela(e) e tentar agarrá-la(o) com os dedos dos pés. Ao conseguir, traga-a(o) para perto de você. Se quiser, adicione algum peso para tornar a atividade um pouco mais difícil.
Com uma bolinha
Se você tiver uma bola de tênis ou qualquer outra com o mesmo tamanho aproximado, já é possível fazer esse 2º exercício. Em posição vertical, apoie um pé sobre a bolinha e vá passando-a desde os dedos até o calcanhar. A ideia é realizar uma massagem, que vai relaxar toda a planta do pé.
Com uma garrafa
Pegue uma garrafa e encha-a com água quente. Depois, coloque-a no chão e a cubra com uma toalha. Apoie o pé sobre ela e realize um movimento de rotação, que deve durar pelo menos 5 minutos. Repita a ação 3 vezes ao dia. A movimentação e o calor irão ativar a circulação da área.
Antes de pisar no chão pela manhã
Sentado na cama, estique as pernas e deixe as costas e os joelhos retos. Concentrando-se para manter a postura e os joelhos bem esticados, faça força para puxar os pés para cima. Quando notar o desconforto do alongamento na panturrilha, mantenha a posição por 10 segundos. Relaxe a musculatura, respire, e repita 5x. Após isso, pode pisar no chão, a dor estará bem menor. Esse é um bom exercício não só para o esporão de calcâneo, mas também para outras condições nos pés.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!