A artroplastia total do tornozelo é um procedimento que substitui a articulação do tornozelo por uma prótese — com perda óssea mínima — e reproduz de forma simétrica a superfície da articulação, de tal forma que compensa a sua estrutura e possibilita tanto a movimentação quanto a qualidade funcional do tornozelo.
O paciente precisa manter o membro inferior imobilizado e suspenso por um período de 20 a 30 dias após a cirurgia até a remoção dos pontos. Essa imobilização deve ser tirada pelo menos duas vezes por dia para movimentação do tornozelo e, após, recolocada.
O tempo de recuperação pós-operatório gira em torno de 3 a 5 semanas, dependendo do quadro evolutivo de cada paciente. Em casos que a reconstrução dos ligamentos é necessária, esse período de imobilização pode chegar a 6 semanas.
Em aproximadamente três meses após a cirurgia, o paciente retoma suas atividades normais.
Tratamento pós-operatório
O tratamento pós operatório é, basicamente, fisioterapêutico e consiste em encorajar o paciente a movimentar o tornozelo, a fim de reduzir o edema no local. A seguir, veja alguns exemplos de exercícios:
- Bicicleta ergométrica;
- Esteira;
- Subir e descer degraus;
- Reeducação proprioceptiva com o paciente de pé (o peso do corpo deve ser distribuído de igual modo, o terapeuta deverá deslocar sensivelmente o peso do paciente para os lados direito, esquerdo, posterior e anterior);
- Massagem (movimentos de deslizamento, fricção e amassamento);
- Treino de marcha de acordo com a descarga do peso corporal;
- Equilíbrio na prancha;
- Exercícios funcionais com método kabat;
- Exercícios com faixa elástica
- Alongamento muscular.
Como dormir bem após a artroplastia total do tornozelo
Muitos pacientes que passam por cirurgias sentem muita dificuldade para dormir e, seja pela dúvida da posição correta ou pelo desconforto causado pela cirurgia, isso atrapalha a recuperação, pois o sono tranquilo e confortável é essencial para que o organismo se recomponha.
Abaixo, confira algumas dicas para que seja possível ter boas noites de sono após a artroplastia total do tornozelo:
Colchão
Para evitar pontos de pressão no corpo — que acarretaria em uma má circulação sanguínea — é necessário que o colchão seja um pouco mais macio. Ainda que o paciente esteja acostumado com um colchão mais duro, talvez seja o momento de realizar a troca.
Travesseiros
O ideal é que os travesseiros sejam mais altos, pois assim eles favorecerem a respiração. Além disso, também é bom utilizar travesseiros embaixo das pernas, pois ajudam a evitar inchaços.
Posição
Essa posição também favorece a respiração, além de permitir que os movimentos sejam executados de forma mais rápida e fácil e, ainda, facilita a circulação sanguínea após a artroplastia total do tornozelo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!