A artrose do hálux é uma espécie de artrite, decorrente de um processo de desgaste das articulações do dedão do pé, que aflige, majoritariamente, pessoas com mais de cinquenta anos.
Ao longo deste artigo, vamos entender um pouco mais sobre distúrbio biomecânico, que impõe ao indivíduo algumas limitações e dor, mas que pode e deve ser combatido.
Considerado, assim como outras artrites, um fenômeno inerente ao envelhecimento, o hálux rígido, como é chamada a artrose do hálux, é, de fato, uma doença ligada à idade e não tem cura. No entanto, é possível tratá-la, o que proporciona melhor qualidade de vida ao indivíduo acometido por esse problema.
O que é artrite?
De forma bem resumida, a artrite é uma inflamação das articulações, que gera sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e deformação da região afetada.
A artrite pode ser decorrente de diversos processos, que podem ser traumáticos, infecciosos, hereditários, autoimunes ou degenerativos.
O que é artrose?
A artrose é um tipo de artrite, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose. É decorrente do desgaste das cartilagens, que são mecanismos responsáveis por amenizar o atrito entre os ossos das articulações durante as atividades físicas.
Quando acontece desgaste, o atrito gera inflamações locais, que causam os sintomas já conhecidos, como inchaço, dor e deformação.
Se o indivíduo não se submeter a cuidados médicos, a tendência é de que esse quadro se agrave, comprometendo suas condições biomecânicas, além de impactar severamente, de forma negativa, a sua qualidade de vida, pelas limitações físicas decorrentes da doença.
O que é hálux rígido?
Já sabemos que a artrose é o produto do desgaste das cartilagens e que estas desempenham um papel importantíssimo na região dos pés, que possuem articulações bastante delicadas, responsáveis pelo mecanismo de movimentação dos dedos.
Além disso, os pés são a região do corpo que absorve mais impacto em todos os movimentos do corpo. Por isso, cartilagens dessa região estão também sujeitas a maior desgaste.
O hálux é a cartilagem que protege a articulação metatarsofalangica, que liga o metatarso à falange do dedão. Com o seu desgaste, o indivíduo sofre a perda de capacidade de movimento na região, que fica rígida e dolorida. Por isso, é denominada hálux rígido.
A causa, normalmente, é o desgaste. Os sintomas costumam aparecer após os 50 anos, principalmente em pessoas que tiveram atividades físicas muito intensas, com impacto sistemático sobre os pés, embora possa ser produto de traumas na região, de doenças reumáticas ou desvios posturais, como a pisada pronada.
Os sintomas são os característicos da artrite, aos quais se somam a perda de movimentos no dedão e a alteração no caminhar, quando o indivíduo evita apoiar-se sobre a região dolorida, concentrando o peso na parte de fora do pé ou no calcanhar.
O tratamento da artrose do hálux inclui medicação indicada pelo especialista, redução das atividades que possam agravar a doença, uso de palmilhas ortopédicas e calçados adaptados, fisioterapia e outros cuidados que serão recomendados pelo médico.
Em casos de piora mesmo com a realização do tratamento conservador, pode ser necessária cirurgia para correção da artrose, em especial nos casos com osteófitos (bicos de papagaio) proeminentes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.