Quem sofre com esporão sabe da importância de encontrar os calçados adequados. As diferenças entre os sapatos certos e errados alteram completamente a sensação ao caminhar no cotidiano, além de influenciarem na diminuição ou no aumento da dor.
Mas afinal, o que é o esporão?
Esporão do calcâneo, ou apenas esporão, é um tipo de proeminência óssea que cresce no calcanhar, ou parte de trás ou de baixo do pé, próximo ao tendão de Aquiles. Muitas vezes ele está associado a dor constante, o que interfere significativamente no estilo de vida do indivíduo. É a chamada fascite plantar, uma dor pulsante e ininterrupta, geralmente na região plantar do calcanhar. Essa dor costuma surgir ao andar logo no começo do dia, mas pode ocorrer também durante o repouso ou ao colocar os sapatos, por exemplo.
Ainda assim, há casos nos quais o esporão não possui sintoma algum, e só pode ser identificado através de exames de imagem e por médicos ortopedistas. As causas variam: o problema pode surgir de estresse repetitivo na região, como o adquirido ao passar muito tempo em pé ou praticar esportes que pressionam muito os pés (como a dança ou a corrida). Obesidade, microtraumatismos na área e curvatura acentuada dos pés são outras possíveis causas.
É importante ressaltar que nem toda dor no calcanhar é, necessariamente, esporão. Apenas um médico poderá fazer o diagnóstico definitivo e orientar sobre o melhor tratamento. Os tratamentos disponíveis incluem fisioterapia, repouso e compressas quentes para reduzir a dor. Também podem ser usados alguns dispositivos ortopédicos e medicamentos anti-inflamatórios.
Quais são os calçados adequados?
Os calçados certos servem não só para ajudar quem já tem esporão ou fascite plantar, mas também para prevenir que ela surja ou retorne. Evite usar calçados desconfortáveis por muito tempo, como os que já são velhos ou muito apertados. A regra é: se um sapato não está confortável, ele não é saudável para os pés. Palmilhas podem auxiliar na melhora da dor, principalmente as calcanheiras, que além da absorção de impacto também causam uma modificação na posição do pé.
A melhor escolha para quem tem esporão são os calçados com solados firmes, como tênis de corrida ou botas de trekking ou montanhismo. Eles devem possuir amortecedores e, de preferência, saltos de pelo menos 2,5 centímetros. Os tênis precisam ter todo um sistema de absorção de impacto, inclusive nas palmilhas. Elas podem ser de silicone ou de de EVA – não há diferença, desde que sejam amortecedoras e confortáveis.
Normalmente, tênis de atletas possuem essas especificações. Avalie seu tipo de pisada, se é neutra, pronada (“pisar para dentro”) ou supinada (“pisar para fora”). Então, informe ao vendedor para ter as melhores opções para os seus pés, já que alguns calçados são desenvolvidos especialmente para cada tipo de pisada.
Converse também com o seu ortopedista para escolher os calçados adequados. Ele poderá orientar o uso preventivo ou acompanhado do tratamento designado, e é a melhor pessoa para te ajudar nesse tipo de decisão preventiva.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!