O calcanhar é a primeira região que recebe o peso do corpo, antes de distribuir a carga para o restante do pé. Apesar de ser um osso muito forte, não é incomum que as pessoas se lesionem nessa região, uma vez que nela existe estruturas importantes como tendões e ligamentos.

A dor no calcanhar também é conhecida como talalgia, podendo inviabilizar o pisar de uma pessoa e comprometer suas atividades cotidianas. O caminhar é prejudicado porque o incômodo se alastra por todo o pé. Embora a dor pulsante seja mais comum em pessoas mais velhas, pode acometer indivíduos de qualquer idade.

Existem diversos motivos para o surgimento de incômodos e dores na região do calcanhar. Conheça os principais problemas que afetam a área:

Calos

Problemas comuns, os calos podem causar dor e incômodo. Eles são formados quando uma camada de pele exterior se torna mais grossa por causa de frequentes atritos, movimentos e traumas.

Esporões ósseos

Os esporões não ocorrem necessariamente no calcanhar, mas é a região com maior incidência. Esse problema acontece quando o pé desenvolve camadas de osso em resposta a constantes pressões exercidas – como, por exemplo, usar calçados apertados, pisar constantemente em locais pedregosos, forçar o equilíbrio do corpo em um ponto específico do pé como no balé, ou o uso excessivo de salto alto.

Obesidade

Quanto mais acima do peso uma pessoa estiver, mais dano pode causar aos pés devido ao excesso de carga que essa região recebe.

Exercício físico

Começar a praticar atividades físicas de forma brusca sem a devida gradação e preparação pode lesionar estruturas e portanto causar muita dor, e os calcanhares não ficam excluídos desse impacto negativo. Até mesmo atletas profissionais, quando exageram na dose, correm riscos.

Pisada desalinhada ou uso de calçados inadequados

Pisar errado pode causar danos, assim como usar calçados que tenham pouca capacidade de absorção de carga. A dor chega com mais frequência em ambos os casos quando o paciente está acima do peso ou praticando atividades físicas.

Tendinite de Aquiles ou Tendinite do Calcâneo

A tendinite calcânea é uma degeneração do tendão de Aquiles que pode ser causada por excesso de estresse na região do calcanhar, corrida em subidas, falta de amortecedores, aumento brusco de treino e pouca flexibilidade, dentre outras razões. A maior parcela das pessoas afetadas por esse problema é composta por corredores.

Entorses e fraturas

Grandes impactos ou torções no pé podem causar traumas no calcanhar, que por sua vez podem acarretar em entorses e fraturas, que são relativamente comuns em atletas. Vale lembrar que entorses são lesões nos ligamentos de alguma articulação, e fraturas são a fissura ou o rompimento de algum osso. A depender do tipo da lesão, o tratamento envolve desde a imobilização do pé até uma intervenção cirúrgica.

Bursite

Uma das formas de defesa de impactos do nosso organismo é a chamada bursa, uma bolsa de líquido que atua como um amortecedor natural para proteger nossos pés de grandes cargas.

O problema acontece quando a bursa fica demasiadamente inchada ou quando inflama, causando a bursite.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!