Muito embora não consigamos viver adequadamente sem eles, nossos pés muitas vezes não recebem os cuidados que merecem de nossa parte. Contudo, nunca é tarde demais para dedicarmos a esta importante parte do nosso corpo toda atenção possível, afim de evitarmos problemas crônicos nos pés e complicações para o restante do corpo. Afinal, são nossos pés os responsáveis pelo nosso equilibro e sustentação firme no solo.
No entanto, não raramente sentimos no calcanhar certo desconforto, que se espalha pelos dedos, tornozelo e gera um cansaço grande no corpo. É o caso de verificar se não surgiu algum cisto no pé.
Para verificar a existência de um cisto no pé, basta notar se há algum caroço presente na sola ou no peito dos pés.
O que é um cisto na planta do pé?
O cisto no pé é uma maneira de o corpo lhe avisar que algo está errado em seu organismo.
Trata-se de uma fibromatose plantar, que significa o crescimento além do normal do tecido que reveste a sola dos pés. Esta região da fáscia plantar (tecido fibroso que recobre a planta dos pés por inteiro), aparecem mais frequentemente em homens com mais de 50 anos, mas também podem atingir a pessoas de qualquer idade.
O cisto no pé, portanto, é um caroço quase sempre benigno, inofensivo, pode variar em torno de 0,5 a 3 cm de diâmetro. Em 25% dos casos, o cisto no pé pode aparecer em ambos os pés, comprometendo a locomoção dos pacientes e provocando certas dores e cansaços. Em 10% dos casos existe a chance de existirem alterações nas mãos.
Sintomas da fibromatose plantar
O principal sintoma é o surgimento de um caroço na planta do pé, acompanhado de dor em muitos casos justamente quando o cisto é pressionado contra o chão, durante o ato de caminhar.
Em casos de formigamento, é comum que o cisto no pé esteja pressionando algum nervo, o que pode causar sensação de dormência e perda de sensibilidade no local.
Cisto sinovial
Na parte superior do pé ou do tornozelo, é comum o surgimento de outro cisto: o sinovial, que é uma espécie de bolsa cheia de líquido, formando um pequeno volume sobre a pele. Pode, contudo não doer ou incomodar.
Geralmente, entre as causas do cisto no pé, destacam-se a genética; a postura; algum trauma preexistente no pé e que tenha causado lesões, inchaço e, portanto, formado o cisto; e salto alto (que faz com que a mulher jogue o peso do corpo para frente aumentando a pressão justamente no ponto aonde tais cistos podem surgir).
Em caso de sensações de cansaço, fadiga e dores no pé, ao menor sinal de qualquer abaulamento, a melhor solução é procurar um médico especialista para que possa proceder com os tratamentos mais adequados, a fim de aplacar mais rapidamente a dor e restabelecer a cura.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!