O cisto no pé pode ser comparado a um caroço ou um nódulo, que surge geralmente no peito do pé, próximo ao tornozelo. Sem os devidos cuidados, o uso de calçados pode ficar comprometido.
Os cistos/nódulos podem surgir pelo extravasamento de líquido sinovial, causado por traumas ou lesões por esforço repetitivo. Podem aparecer em regiões do corpo como pulso, joelho e pé. Costumam ser bem visíveis e facilmente notados.
O que é o cisto no pé?
A nodulação aparece a partir de uma fragilidade na capa protetora da articulação. Aumentos da pressão interna das juntas – causados por esforço repetitivo ou inflamação, por exemplo – levam ao extravasamento do líquido sinovial e ao abaulamento da pele.
É, na maioria das vezes, inofensivo, ou seja, benigno. O crescimento é lento e o tamanho pode variar de 0,5 a 3 centímetros de diâmetro. É mais frequente em mulheres jovens, com menos de 50 anos de idade. Em pessoas mais velhas o aparecimento está mais relacionado à doenças reumáticas, como a artrite.
Quais são os sintomas
Um dos sintomas mais comuns do cisto sinovial são dores ao caminhar e ao colocar um calçado mais apertado. O incômodo pode dificultar a caminhada e interferir bastante nas atividades corriqueiras.
Algo mais raro, porém passível de ocorrência, é o formigamento. Acontece no caso de esse cisto pressionar algum nervo, o que pode ocasionar também a perda da sensibilidade nos pés.
A localização na região dos pés onde o cisto é mais doloroso é o tornozelo. Ali se forma um cisto cheio de líquido que causa grande incômodo.
Quais são as causas?
O cisto sinovial não possui uma causa exata, mas existem alguns fatores que podem colaborar para o seu desenvolvimento:
- Genética
- Exercícios intensos: com muito peso, muito repetitivos ou frequentes.
- Postura: fazer um exercício físico de forma errada, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento do cisto
- Salto alto: esse tipo de calçado projeta o peso do corpo para frente, sobrecarregando os pés.
- Bicos finos: a posição que o pé fica dentro desses calçados é um fator de aumento da pressão, que pode levar à formação de cistos.
Tratamento
O primeiro cuidado seguido de tratamento é o uso confortável de sapatos. Não use sapatos apertados. Prefira aqueles que deixem seu pé “respirando”.
Uma compressa de água quente pode ajudar a estimular a circulação direcionada aos ligamentos dos pés.
Alongamentos também são uma ótima opção para as pessoas que gostam de levar uma vida mais proativa.
Pode-se tentar a aspiração do líquido. É um procedimento rápido e indolor, porém a chance de retorno do cisto é alta.
Em último caso, a cirurgia de ressecção do cisto sinovial pode ser indicada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!