De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, existem 13 milhões de brasileiros vivendo com os diferentes tipos de diabetes. Além dos vários problemas graves de saúde, existe uma relação muito próxima entre o diabetes e a amputação de membros. Não sabia disso? Pois é, os diabéticos estão mais suscetíveis a patologias sérias que, quando não tratadas, podem chegar a esse ponto. Entenda melhor ao ler nosso artigo sobre o assunto.

O que é diabetes?

É uma doença crônica na qual o organismo é incapaz de produzir ou produz de forma deficiente a insulina. A insulina é um hormônio responsável por controlar a quantidade de açúcar no sangue, que funciona como fonte de energia para o corpo. Em um paciente de diabetes, o nível de glicose não é controlado, ficando elevado e causando a hipoglicemia. Quando essa condição permanece por muito tempo alguns órgãos, vasos sanguíneos e nervos podem sofrer danos.

Qual a relação entre diabetes e amputação?

O Diabetes Mellitus é um dos problemas de saúde mais importantes do mundo. Isso porque possui uma taxa elevada de morbidade e mortalidade. Esse tipo de diabetes é crônico e tem como característica as diversas complicações que pode produzir. Essa doença está associada à hiperglicemia e a um risco maior de problemas cardiovasculares, renais, oftalmológicos, neuropatia periférica, úlceras e amputações dos membros inferiores. O diabetes afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos, fazendo com que deixem de levar o sangue com o oxigênio para o corpo, inclusive para os nervos. Os nervos precisam desse nutriente para que transmitam as informações de calor, dor, frio ou pressão para o cérebro. Os pacientes de diabetes têm o funcionamento dos nervos irregular, o que faz com que percam a sensibilidade nas mãos e nos pés. Esse quadro é chamado de neuropatia diabética e, quando acomete os pés, é conhecido como pé diabético. Leia mais: O que é ulcera plantar Com a perda da sensibilidade, o diabético deixa de sentir a presença de pequenas lesões nos pés. Essas lesões se tornam feridas e viram a porta de entrada para bactérias. Associada à dificuldade de cicatrização, pode surgir uma grave infecção local ou generalizada. Para evitar que o problema se agrave ainda mais ou se alastre para o resto do corpo, a solução mais eficiente é a amputação do membro afetado.

Como prevenir a amputação?

A melhor forma de prevenção é evitando a formação das úlceras nos pés. Para isso, basta seguir alguns cuidados básicos, tais como: Leia mais: 7 dicas de cuidados com os pés do paciente diabético Quando existe uma lesão, o paciente precisa tratá-la imediatamente com medicamentos e curativo. Ao adotar esses cuidados, é possível evitar as amputações. Como você pode ter percebido, só há o agravamento do problema quando o diabético não busca tratamento. Essa é a relação entre diabetes e amputação. Caso queira outras informações, procure um médico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!