O esporão no calcanhar é um problema doloroso e que muitas vezes pode deixar o paciente incapacitado de realizar as suas atividades rotineiras normalmente. Até uma simples caminhada ao supermercado, por exemplo, pode desencadear uma crise aguda. Todavia, alguns tratamentos caseiros podem minimizar o problema e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Garrafa de refrigerante
Pegue uma garrafa de 600 ml vazia, encha com água morna e coloque no chão. Encaixe a curvatura da sola do pé na garrafa e faça movimentos de vai-e-vem, forçando o pé contra a garrafa. A massagem na fáscia plantar associada ao calor local causa relaxamento e tem propriedades antiinflamatórias. Faça isso de duas a cinco vezes por dia.
Outros métodos também prometem alívio do esporão
Um método de alívio das dores do esporão no calcanhar também muito utilizado é o uso de palmilhas desenvolvidas para isso. Geralmente calcanheiras de silicone ou palmilhas com elevação do calcanhar. Elas tendem a diminuir o impacto das pisadas e da dor que esses repetitivos movimentos podem causar. É mais indicada para pessoas que praticam atividades físicas ou que trabalham a maior parte do dia em pé.
Como 3ª opção no tratamento e alivio do esporão no calcanhar, recomendamos alongamentos da panturrilha e tendão calcâneo. A ideia principal é fortalecer e alongar o músculo da panturrilha e assim evitar as dores nos pés. Para fazer o alongamento você deve ficar deitado, com os joelhos bem esticados. Faça força para “puxar” o tornozelo em direção ao seu corpo. Tente manter a posição por 10 segundos, repita 5 vezes de manhã e de noite. Se começar a ficar fácil, tente fazer sentado, mas sempre com os joelhos bem esticados. Leia mais sobre outros exercícios neste artigo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.