A fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo, que lesiona o tecido denominado fáscia plantar. Esse tecido conjuntivo é uma membrana que envolve a musculatura da sola do pé, desde o calcanhar até a base dos dedos. Considerada como uma das causas mais recorrentes de dor no calcanhar, a fascite plantar se desenvolve devido a tensões excessivas na fáscia, provocando dor, bem como dificuldade para caminhar.

Causas da fascite plantar

A fáscia plantar permite manter a firmeza da curvatura do pé, visto que tem a função de amortecer e redistribuir o impacto da pisada. Apesar de não haver uma causa definitiva para o surgimento da fascite, grande parte dos casos é causada pelo estiramento da fáscia plantar ou, ainda, pela recorrência de microtraumatismos na região. De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), as causas podem também estar relacionadas a uma alteração nas estruturas provocadas por processos degenerativos causados pela prática excessiva de atividades físicas, obesidade ou pela idade.

Fatores de risco para a fascite plantar

Há fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da fascite plantar. Conheça-os em seguida.

Sintomas da fascite plantar

Os sinais e sintomas mais frequentes são dor, rigidez e queimação na sola dos pés. A dor, principal característica, pode ser classificada como aguda ou crônica e pode variar conforme algumas situações: Além disso, a dor pode surgir repentinamente após as atividades ou se desenvolver progressivamente.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito a partir de uma análise do histórico médico do indivíduo, assim como um exame físico do pé, avaliando: Em alguns casos, raios-X e outros exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico, sobretudo para descartar outros problemas. Em geral, o tratamento é conservador, com uso de medicamentos com o intuito de aliviar a dor e reduzir a inflamação. Além disso, exercícios de alongamento, repouso e uso de calçados adequados fazem parte do tratamento. Em alguns casos, no entanto, procedimentos cirúrgicos para a correção da fascite plantar são indicados quando o tratamento conservador não apresenta nenhum resultado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!