Incisões, cortes, suturas, pontos… Esses tipos de ferida operatória são muito comuns em cirurgias de pé. Essas técnicas são profundas, mas necessárias para resolver plenamente o problema e garantir que não haja recidivas.

Por menor que seja o corte, são porta de entrada para bactérias, que podem atravessar a pele e iniciar infecções próximas ao osso recém operado. Por isso os curativos são parte muito importante da cirurgia de pé e tornozelo.

As pessoas que optam por alguns meios errados para preservar os curativos ou retirá-los indevidamente sem ajuda médica, pode sofrer com as consequências.

Então que cuidados tomar com essas feridas? Mesmo que elas estejam em condições aparentemente saudáveis ou não apresentem infecção, é fundamental que se tome algumas precauções para garantir que o corpo se regenere adequadamente e não provoque nenhuma reação que evolua para um caso mais crítico.

Cuidados com a ferida operatória

1. Avalie a condição da ferida

Uma ferida operatória pode ser limpa ou infectada e, para notar a diferença, é preciso observar bem a condição que ela apresenta. Vermelhidão, inchaço, secreção, edemas fortes e ocorrência de febre alertam para uma possível infecção na região.

Nessas circunstâncias, é preciso pedir ajuda médica urgente para que se evite a propagação da infecção.

1. Limpe adequadamente a área

Essa limpeza precisa deixar toda a região o mais protegida possível de bactérias e impurezas. No caso de uma cirurgia no pé, use soro fisiológico e gazes secas para deixar o pé protegido.

Se possível, peça ao médico para enfaixar o pé para protegê-lo mais ainda e evitar que o material saia. Use um micropore para firmar o curativo e não deixe a área úmida: umidade facilita a proliferação de bactérias e micoses.

1. Mantenha o curativo limpo

Alguns curativos mais simples – de gaze e esparadrapo – demandam troca diária das bandagens internas. Não é necessário trocar o curativo mais de uma vez ao dia, mas o ato precisa ser feito diariamente. Isso vai garantir que impurezas ou água fiquem acumuladas na região.

Curativos mais novos, como Opsite, Allevyn, micropores de silicone, podem ser mantidos por dias, e devem ser trocados após limpeza da área com cuidado para manter a área o menos contaminada possível.

Não tenha vergonha! Sempre pergunte ao seu médico o que fazer e como fazer o curativo. Não vá com dúvidas para casa!

1. Cuidados na hora do banho

É necessário proteger a ferida operatória da água corrente e contaminada do banho, especialmente se ainda existirem partes abertas ou linhas de suturas. Isso porque existem micropassagens nos buracos feitos pelos fios, e essas aberturas são porta de entrada para microorganismos.

Até a retirada dos pontos, cubra a área com saco plástico e vede a parte de cima com filme plástico de cozinha (majipack). Tome banho sentado, com o pé operado apoiado em uma banqueta fora do jato de água. Após o banho, seque seu corpo, retire o plástico e limpe a área em volta do curativo com um pano úmido.

Não a friccione e nem passe nenhum produto que provoque irritações.  Se for necessário lavar a ferida, faça separadamente do banho, seque bem, e refaça o curativo.

Esses cuidados com uma ferida operatória podem ser associados com outras técnicas que seu médico pode recomendar. É importante que sejam obedecidas corretamente para que sua recuperação seja rápida e não traga riscos.