Por que saber quais as melhores formas de tratar joanete?

Na grande maioria dos casos, o joanete surge devido a uma predisposição genética. Isto é, faz parte do histórico de família do paciente e pode passar de uma geração para outra.

Este problema nada mais é do que uma deformação nos ossos do pé, mais comum em adultos, predominantemente, nas mulheres. Além da hereditariedade, doenças como a artrite reumatoide, o lúpus e a gota também podem ser as causas possíveis — além, é claro, da própria anatomia do pé ou de hábitos considerados maléficos, como o uso de sapatos de salto alto, de bico fino ou muito apertados.

Em alguns casos, o paciente não sente nenhum sintoma e convive bem com o diagnóstico de joanete. Em outros, porém, a deformação pode trazer desconfortos, como dores constantes, rubor e calor, espessamento da pele e até a rigidez do dedão com o passar dos anos.

Veja também: 4 dores mais comuns nos pés

Antes de mais nada, é preciso salientar que não existe um tratamento único para o joanete, já que cada paciente pode apresentar sintomas e sensações diferentes. Por isso, o ideal é conversar sempre com um médico, a fim de garantir a melhor solução para o caso.

Outro ponto que deve ser reforçado é que, infelizmente, o joanete não tem cura, ou seja, o tratamento não visa acabar com a deformação óssea do pé, mas sim, garantir mais conforto e qualidade de vida para a pessoa que sofre com a situação.

Por este motivo, a seguir, conheça quatro formas de tratar joanete.

1. Uso de sapatos adequados

O paciente que sofre com joanete deve evitar sapatos de salto alto, de bico fino e que sejam muito apertados. Além das dores, este tipo de solução também não deixa que haja a piora no caso. Veja aqui os calçados mais adequados para quem tem o problema.

2. Protetores ortopédicos

Atualmente, é possível encontrar protetores ortopédicos que diminuem a pressão e o desconforto do joanete. Podem ser colocados na região afetada ou até separando o dedão do segundo dedo, para não aumentar o problema. Estes aparelhos, entretanto, não conseguem fazer com que a joanete diminua, apenas que seus sintomas incomodem menos.

3. Medicamentos

Quando o paciente apresenta dores muito fortes devido ao joanete, o médico poderá indicar também o uso de medicamentos para aliviar o desconforto. Podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios, dependendo de cada caso.

4. Cirurgia

A indicação de cirurgia não é comum para o tratamento de joanetes, porém, pacientes que apresentam dores muito fortes e constantes, que não diminuem com a mudança de hábitos e nem com analgésicos, podem ser candidatos ao procedimento.

Atualmente é possível contar com diversas técnicas capazes de reverter a deformação dos ossos do pé, restaurando, assim, as funções perdidas e acabando com o processo doloroso de uma vez por todas.