As articulações do corpo são as principais áreas afetadas por fraturas e contusões, devido à sustentação do peso corporal e à capacidade de permitir movimentos. E uma das partes mais atingidas por esse tipo de contusão são os tornozelos, pois recebem um maior número de impactos ao realizar movimentos. Além disso, eles sustentam o peso corporal.

Apesar de acontecerem com todo tipo de pessoa, as lesões e fraturas de tornozelo são ainda mais comuns em atletas, sendo responsáveis por grande parte dos afastamentos de atletas profissionais de suas atividades esportivas. Esse tipo de fratura necessidade de maior tempo de recuperação, quando comparadas a outros tipos de lesões.

Causas das fraturas no tornozelo em atletas profissionais

O fato de a fratura no tornozelo ser mais comum em atletas profissionais ela não acontece por acaso. Obviamente, os atletas de alto rendimento têm um risco muito maior de fratura no tornozelo, em comparação às outras pessoas, que praticam atividades físicas de forma moderada, seja por lazer ou questões de saúde.

Esse risco maior se deve especialmente ao esforço mais elevado, exigido dos atletas, em atividades comuns a várias modalidades esportivas, como salto, corrida, chutes, entre outras ações que causam um impacto maior sobre os tornozelos. Tais atividades fazem com que as chances de fratura sejam maiores, ampliando os riscos para os atletas profissionais.

O impacto intenso e recorrente pode causar uma série de prejuízos aos tornozelos, como lesões por estresse que podem resultar em fratura. Esse tipo de fratura no tornozelo é uma das mais comuns, causada pelo enfraquecimento dos músculos. Isso gera um impacto cada vez maior aos ossos, resultando na fratura do osso.

Além disso, os impactos também podem ser os causadores das fraturas, uma vez que os mais fortes podem acarretar a fratura direta do tornozelo. Esse tipo de fratura por trauma é majoritariamente recorrente em atletas profissionais, que estão sujeitos a choques durante as competições.

Tratamento da fratura no tornozelo em atletas

O tratamento da fratura no tornozelo em atletas é feito de acordo com a gravidade do problema, podendo-se optar por tratamentos mais conservadores, como repouso e fisioterapia.

Na maioria dos casos de fratura no tornozelo em atletas profissionais, no entanto, o tratamento mais utilizado é o procedimento cirúrgico, no qual é feita a correção e fixação da área fraturada. A cirurgia é, geralmente, utilizada para garantir que os atletas tenham uma recuperação mais rápida e com menores riscos de novas fraturas posteriores.

Após o procedimento cirúrgico, é necessário ainda um acompanhamento posterior para a recuperação completa, que pode necessitar de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de exercícios de fisioterapia.

Durante a recuperação, é comum ainda que os atletas permaneçam com o tornozelo imobilizado e utilizem muletas para sua locomoção. Isso evita que o tornozelo receba qualquer impacto antes de estar completamente recuperado para voltar às suas atividades normais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!