Você sabe o que é hálux rígido? Este nome pouco conhecido é empregado para denominar uma condição que acomete a articulação do dedão do pé, deixando-o sem movimentação.

Isso ocorre porque a cartilagem que fica na ligação entre o dedão, ou hálux, e o restante do pé começa a passar por um processo degenerativo conhecido como osteoartrose.

Da artrose já ouvimos muito falar, não é mesmo? Este problema de saúde, por vezes, é confundido com outro: a artrite reumatoide. Porém, na artrose há o processo degenerativo dos tecidos cartilaginosos das articulações; já na artrite, estes mesmos tecidos sofrem inflamação.

Por fatores físicos e genéticos, as áreas acometidas por este processo degenerativo passam a apresentar desgastes das cartilagens, fazendo com que os espaços articulares sejam comprimidos.

Com isso, o dedo perde sua capacidade de movimentação. Para a melhor compreensão deste problema, explicamos neste artigo como ele se desenvolve, seus sintomas e o tratamento. Confira!

Como se desenvolve o hálux rígido?

Para entender como se desenvolve esta condição, é necessário saber o que é a artrose e o que ela provoca no nosso corpo. Como falamos, o hálux rígido é resultado de um quadro em que a articulação localizada entre o dedo maior do pé e o metatarso passa a se degenerar.

Com a destruição da cartilagem local, os ossos sofrem atrito, causando dor. Este é o processo patológico que caracteriza a artrose. Este problema pode se apresentar em outros lugares do corpo, como joelhos, quadril e dedos das mãos. As regiões são afetadas por dolorimento, inchaço e rigidez nas juntas.

Por isso, quando esta condição acomete o dedão, sua estrutura enrijece e perde o movimento. Para este tipo de degeneração das articulações, foram observadas uma série de causas.

A mais usual é a que leva em consideração o processo natural de envelhecimento do corpo após os 50 anos de idade. Ainda é possível que o problema se apresente em quem tenha passado por traumas locais que afetaram as estruturas da cartilagem, acelerando assim este processo degenerativo natural.

Acredita-se também que este processo tenha relação com a genética familiar de cada pessoa. A presença de membros da família com artrose pode ser um alerta para a possibilidade da enfermidade acometer outros descendentes, independente da idade.

Quais os tratamentos?

A artrose é um processo degenerativo que evolui com o tempo. Por isso, quanto antes o diagnóstico for feito melhor para o sucesso do tratamento. Caso haja dor, inchaço ou incômodo na articulação do dedão, procure o médico ortopedista para que sejam feitos exames locais.

O tratamento do problema com método conservador pode adiar a necessidade de um procedimento cirúrgico. Se o problema está no estágio inicial, o tratamento conservador é feito com a prescrição de medicação anti-inflamatória, fisioterapia e palmilhas de adaptação para evitar a dor.

Caso a degeneração já esteja em um nível avançado, o especialista avaliará o tipo de cirurgia que será necessária e se será possível restabelecer o movimento do dedão. Por isso, é de extrema importância identificar a tempo o processo que desencadeia o hálux rígido. Fique atento!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!