Conhecida popularmente como joanete, o hálux valgo é uma condição ortopédica com incidência relativamente alta na população como um todo, apesar de ocorrer mais em pessoas do sexo feminino. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não é um problema tão simples.
Essa condição não consiste apenas em uma deformidade causada pelo crescimento ósseo. Ao contrário, ela surge pois ocorre o deslocamento gradativo do dedão para dentro, em direção aos outros dedos dos pés, que é acompanhado do deslocamento do osso que liga a hálux ao centro do pé (o metatarso). Com isso, diversos sintomas podem ser manifestar, incluindo inchaço, dor, sensação de queimação e deformidade nos dedos vizinhos ao dedão.
Cirurgia como tratamento
Apesar de não ser adotada em todos os casos, naqueles em que há queixas persistentes do paciente, pode ser necessária a realização da cirurgia para tratar o joanete, que consiste em cortes ósseos para corrigir o desalinhamento latente nos ossos do hálux, que inclui a colocação de hastes 0u parafusos para que os ossos se mantenham no lugar.
Leia mais: Cuidados pré-operatórios da cirurgia de pé e tornozelo
Pós-operatório da cirurgia do hálux valgo
Como em qualquer outro procedimento cirúrgico, pode existir a presença de dor quando o efeito da anestesia acaba, sendo assim, o médico prescreve analgésicos para aliviar.
Com as novas técnicas cirúrgicas, permite-se pisar no chão com os pés operados logo após a cirurgia, utilizando um calçado especial por cerca de 4 a 6 semanas, para proteger a região. Isso significa também que hoje em dia é possível realizar o procedimento em ambos os pés na mesma internação cirúrgica, ainda sim mantendo-se boa qualidade de vida no pós operatório.
Geralmente, nos primeiros dias após a realização do procedimento é importante manter os pés elevados, já que essa medida auxilia na redução do inchaço.
Como já mencionado, durante o primeiro mês é necessário utilizar um calçado especial, chamado de sandália Augusta, que dá apoio ao calcanhar e permite que a região em que a cirurgia foi realizada não seja afetada pelo andar.
Leia mais: 5 riscos de usar calçados inadequados
Depois que o uso de sapatos normais é liberado pelo médico, deve-se dar preferência àqueles mais leves e confortáveis, como tênis de corrida ou sandálias anabela, que além de não apertar o pé ainda oferece amortecimento à pisada e suporte do solado, auxiliando na melhor recuperação da cirurgia do hálux valgo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!