O joanete é um problema bastante comum, caracterizado por uma deformação no dedão do pé. O problema, que afeta homens e mulheres, resulta em dores nos pés que acabam dificultando o dia a dia, principalmente depois do uso de sapatos apertados por um longo período de tempo.
Ela é causada pelo uso excessivo de sapatos muito apertados, especialmente na região dos dedos, ou até pela forma de andar do paciente. Também é associada a um grande fator genético, isto é, herdado de pais ou avôs.
Leia mais: 5 causas do joanete
O tratamento dessa deformidade é um pouco complexo e, por isso, é praticamente impossível acabar com as dores de uma vez por todas. A boa notícia é que é possível aliviar o desconforto através de medidas bastante simples. A seguir, conheça 5 delas:
5 maneiras de amenizar as dores do joanete
1. Massagens locais
O poder da massagem é um velho conhecido de quem sofre de dores e, portanto, também pode ser uma aliada no combate a esse mal que atrapalha tanto os pés. Só é preciso ter cuidado para não fazer pressão em demasia. O ideal é buscar por um especialista nesse tipo de massagem.
2. Banho de pés com água quente
A água quente também é uma excelente forma de aliviar as dores nos pés. Você pode inserir sais de banho para ter uma sensação ainda mais relaxante. Deixar os pés em água quente é uma forma saudável e tranquila que pode ser utilizada todos os dias, antes de dormir.
Leia mais: Água quente ou fria: o que usar em caso de entorse de tornozelo?
3. Compressas de gelo
Assim como o calor, o frio também pode ajudar a diminuir a dor local. Para isso, basta fazer compressas com gelo na região afetada, sem jamais deixar de ultrapassar 20 minutos.
4. Coloque os pés para cima
No final do dia, os pés doem ainda mais, depois de terem aguentado todo o peso do corpo durante tantas horas. Uma das formas de aliviar o sofrimento é tirar os sapatos e elevar os pés, deixando-os, de preferência, acima da altura do peito.
5. Utilize sempre sapatos confortáveis
Além de aliviar a dor, optar por sapatos confortáveis é uma das melhores formas de evitar que ela fique forte demais. Portanto, evite utilizar sapatos, botas ou sapatilhas de bico fino e jamais escolha calçados com saltos altos demais.
Evite utilizar os chamados “chinelos de dedo” ou outros calçados que lembrem esse formato, como sandálias, por exemplo. O ideal é optar por modelos que tenham um solado firme e salto de no máximo 3 dedos de altura. A parte da frente deve ser larga para que a parte do pé com a joanete não fique apertada.
Com essas ações simples, vai ficar menos doloroso conviver com a joanete. Em casos mais graves, uma cirurgia na região pode ser indicada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!