O hálux valgo, mais conhecido como joanete, é uma deformação provocada pelo desalinhamento de parte do hálux (dedão), formando, assim, uma espécie de calo. Esse calo pode causar sensibilidade, dor e vermelhidão na pele. O joanete pode ser causado por condições genéticas ou mecânicas. Dessa maneira, o uso de calçados inadequados é considerado o grande vilão. Em alguns casos, a deformidade pode ficar bem aparente e os sintomas podem causar grande desconforto e dor. Além disso, os dedos auxiliares recebem grande parte do peso do corpo, provocando outros calos e dor na região plantar. Leia mais: Joanete e calo: entenda a diferença Apesar de ser um problema bem comum, algumas dúvidas surgem quanto a suas causas e tratamentos. Assim sendo, este texto abordar 5 mitos e verdades sobre o joanete. Acompanhe em seguida.

1. Sapato de bico fino faz crescer o joanete

Verdade. Diversos fatores podem contribuir para que o joanete cresça e se desenvolva. Além da genética e do formato da articulação, o tipo de calçado é um deles. Dessa forma, calçados de salto alto e de ponta fina podem empurrar o dedão para frente e para o lado, favorecendo essa condição. O recomendável é utilizar sapatos folgados e macios, a fim de evitar o problema ou aliviar os sintomas.

2. O joanete é mais comum nas mulheres

Verdade. Estima-se que, em uma amostra de 10 indivíduos, somente um homem apresenta essa deformidade. Tal índice pode ser explicado pela maior frequência de uso de calçados fechados, de salto alto e bico fico pelas mulheres. Em geral, o problema costuma surgir na fase adulta, entre os 20 a 30 anos de idade.

3. Espaçadores de silicone podem corrigir o joanete

Mito. Não há evidências que comprovem que os espaçadores de silicone corrijam o joanete. No entanto, o uso desse acessório pode estabilizar a progressão do problema e ainda amenizar o desconforto da região.

4. Uma das opções para o tratamento é a cirurgia

Verdade. O tratamento mais conservador com o uso de anti-inflamatórios e afastadores não corrige o problema. Portanto, visa somente reduzir a dor. A correção definitiva do joanete é feita com o procedimento cirúrgico. A cirurgia corrige o desalinhamento, bem como alivia os sintomas. Em geral, não há reincidência.

5. É preciso ficar dois meses sem pisar após a cirurgia

Mito. Existem várias técnicas cirúrgicas para a correção do hálux valgo. Alguns cuidados no pós-operatório podem variar conforme a técnica adotada. No entanto, com os métodos utilizados atualmente, geralmente, o indivíduo sai andando do hospital com uma bota especial. Não é necessário, portanto, ficar todo esse tempo sem apoiar o pé. Leia mais: Como é o pós-operatório da cirurgia de hálux valgo Para definir o tipo de cirurgia mais adequado, entretanto, é fundamental que o médico faça o diagnóstico preciso. Há diversos tipos de técnicas cirúrgicas para a correção do joanete, assim, a definição da melhor é feita a partir da experiência do médico e do tipo de deformidade apresentada. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!