O joanete, nome popular do hálux valgo, é uma saliência óssea que se desenvolve na articulação do dedão do pé. Essa deformação pode causar sensibilidade, dor e vermelhidão na pele. Uma das causas do joanete é a pressão que o dedo sofre pelo uso de sapatos de pontas estreitas e salto alto. Visto que a elevação do pé pelos saltos transfere o peso corporal para a parte da frente, ocorre o problema. Alguns fatores de risco também favorecem o surgimento da deformidade, dentre eles:

Sintomas do joanete

Os principais sinais e sintomas são:

O problema é mais comum nas mulheres

Não faltam pesquisas que apontem maior incidência do joanete em mulheres. Estima-se que a cada 10 indivíduos acometidos, apenas um seja homem. Leia mais:  Joanetes: por que surgem e como tratar O principal fato é o uso mais frequente de calçados com salto alto e de bico fino. Dessa forma, o pé é tencionado para frente, provocando a concentração do peso corporal. Aliado a isso, o bico fino dos calçados aperta ainda mais os dedos, facilitando o desenvolvimento do joanete. Geralmente, a deformidade surge na fase adulta, entre os 20 a 40 anos de idade.

Formas de prevenção

A prevenção é feita com o uso de sapatos folgados e macios. Além de evitar o problema, o uso desse tipo de calçado pode aliviar os sintomas. O ideal é que o indivíduo sinta os pés confortáveis, por isso, deve usar calçados com a câmara anterior larga e alta, para não apertar os dedos. Além disso, deve usar saltos mais baixos, de no máximo três dedos. Da mesma forma, o solado não deve ser superflexível, como os utilizados em rasteiras e sapatilhas.

Como é feito o tratamento?

Após o exame físico do pé, o exame de raios-X pode auxiliar na identificação da causa, assim como na avaliação da gravidade. O tratamento mais conservador é feito com o uso de anti-inflamatórios e afastadores, com o intuito de reduzir a dor. No entanto, esses tratamentos não resolvem o problema. De fato, somente a cirurgia propicia a correção definitiva da deformidade. O procedimento cirúrgico corrige o alinhamento dos ossos e alivia os sintomas. Com o sucesso da cirurgia, e adotando os métodos preventivos, normalmente não há reincidência. Leia mais: Entenda mais sobre a cirurgia de joanete No entanto, para uma cirurgia eficaz é fundamental que o médico faça o diagnóstico correto do problema e defina qual será o procedimento mais adequado. Existem várias técnicas cirúrgicas para a correção do joanete. Dessa forma, a decisão de qual utilizar dependerá da experiência do cirurgião e do tipo de saliência óssea. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!