O neuroma de Morton é um nervo inflamado entre os ossos metatarsais nas solas dos pés, no segundo ou terceiro espaço entre os dedos, na junção dos nervos plantar medial e plantar lateral. Manifesta-se por uma dor no terceiro espaço intermetatarsal, que pode irradiar para o primeiro, segundo e quarto espaços intermetatarsais.
Sintomas do neuroma de Morton
O neuroma de Morton se desenvolve como resultado de uma lesão ou compressão excessiva do nervo entre os dedos, levando ao espessamento do tecido e à dor associada. O nervo mais comumente afetado por essa condição é aquele entre o terceiro e o quarto dedos do pé. Embora essa condição seja chamada de “neuroma”, ela não é considerada um tumor verdadeiro, mas sim uma formação de tecido fibroso ao redor do tecido nervoso e geralmente não tem sinal externo.
Entre seus sintomas, podemos citar:
- dor ardente, frequentemente descrita como uma “agulhada quente”, que pode começar subitamente enquanto se caminha;
- dormência indo para os dedos;
- parestesia, picada ou dormência sem efeito físico aparente a longo prazo, comumente conhecido como formigamento;
- sensação de que há uma pedra no sapato ao pisar.
Leia mais: Neuroma de Morton: diagnóstico e tratamento
Causas
Qualquer coisa que cause compressão ou irritação do nervo pode levar ao desenvolvimento de um neuroma. Um dos ofensores mais comuns é o uso de sapatos de bico fino ou de salto alto que fazem com que os dedos sejam forçados a entrar na ponteira. Pessoas com certas deformidades nos pés — joanetes, dedos em martelo, pés planos ou pés cavos — correm maior risco de desenvolver um neuroma. Outras causas potenciais são atividades que envolvem irritação repetitiva na parte da frente do pé, como a corrida, por exemplo. Por fim, lesões ou outros tipos de trauma na área também podem levar à formação de um neuroma.
Leia mais: Salto alto pode causar problemas no pé?
Tratamento não cirúrgico
As abordagens de tratamento variam de acordo com a gravidade do problema. Para neuromas leves a moderados, as opções de tratamento podem incluir:
- palmilhas — essa técnica pode fornecer suporte para o arco do metatarso, diminuindo assim a pressão sobre o nervo e a compressão ao caminhar;
- gelo — colocar uma bolsa de gelo na área afetada ajuda a reduzir o inchaço;
- alterações de atividades — aquelas que exercem pressão repetitiva sobre o neuroma devem ser evitadas até que a condição melhore;
- modificações de sapatos — é recomendável o uso de sapatos com um bico largo e evitar sapatos com salto alto.
Quando a cirurgia é necessária?
A cirurgia é um tratamento eficaz para o neuroma de Morton. No entanto, essa opção de tratamento é o último recurso, podendo ser considerada para pacientes que não responderam adequadamente a tratamentos não cirúrgicos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!