Ao longo do tempo diversas são as condições que provocam a diminuição da qualidade de vida das pessoas, e dentre elas estão as alterações nos pés. Esse é dos motivos pela qual as pessoas começam a utilizar as órteses plantares.
Elas são utilizadas para redistribuir a carga do corpo, aliviando a pressão em determinadas regiões, além de, compensar encurtamentos e alinhar a estrutura postural contribuindo para o bem estar.
Porque utilizar órteses?
As órteses plantares são frequentemente utilizadas para correções, compensações, descargas dos pontos de pressão, além de alívio das dores. Também são utilizadas para o tratamento de metatarsalgia, talalgia, fasceíte plantar, esporão de calcâneo, artrose, dentre outras.
Elas servem para melhorar as funções dos pés reduzindo tensões que possam causar deformidades e dores, portanto qualquer pessoa, de qualquer idade, que sofra com problemas crônicos nos pés ou membros inferiores limitando a sua mobilidade e independência podem utilizar as órteses.
As órteses podem ser classificadas em:
- Órteses plantares: palmilhas e sapatos ortopédicos;
- AFO: tornozelos e pés;
- KAFO: joelhos, tornozelos e pés
- HKAFO: todos os membros inferiores incluindo a região pélvica
Como elas são confeccionadas?
Elas são confeccionadas de forma individual, ou seja sob medida, e de acordo com as necessidades de cada paciente. São adaptadas levando em consideração o apoio do pé, baseadas no número que a pessoa calça e ainda serem confeccionadas de acordo com peso e tamanho do pé para trazer conforto durante o tratamento.
Podendo ser estáticas ou dinâmicas, e ser confeccionadas em diversos materiais como aço, alumínio, couro, plástico e/ou gesso.
Como são confeccionadas de forma individual e personalizada, esse procedimento permite que as órteses observem pontos importantes como:
- Ponto máximo e médio de pressão em cada um dos pés;
- Percentual de pressão realizado no ante-pé e retro-pé;
- Área de contato;
- Projeção da massa do corpo durante a realização de um movimento;
- Os picos de pressão e tempo de contato com o solo.
Em que situações elas são prescritas?
As órteses são prescritas para prevenção de dores, assistência a determinados movimentos, auxílio na manutenção de uma postura correta, tratamento de lesões, dentre outras funções que melhoram a vida do paciente no dia-a-dia.
Nos pés de pessoas portadoras de diabetes, por exemplo, a prevenção é fundamental, pois existe uma grande incidência de úlceras plantares que podem provocar a amputação dos membros inferiores.
As órteses plantares podem trazer para os pacientes:
- alívio para as áreas de excessiva pressão plantar;
- redução de impactos;
- redução do estresse causado pelo cisalhamento e atrito;
- estabilização e sustentação de deformidades
- limitação de movimentos indesejáveis.
A prescrição deve ser realizada pelo médico, pois só ele é capaz de avaliar as necessidades individuais, assim como o estilo de vida do paciente, indicando o melhor tratamento.
A utilização das órteses plantares é um tratamento complementar que pode trazer diversos benefícios para o paciente, pois a sua correta prescrição diminui o índice de ulcerações plantares e consequentemente amputações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!