O pé chato, também conhecido como pé plano, é um problema muito comum na população. Ele se caracteriza pela diminuição do arco plantar. Em função da falta de informação, existem muitos boatos sobre o assunto. Neste artigo, irei desmistificar alguns mitos e explicar o que é verdade e o que é mentira nas principais afirmações encontradas na internet.

O pé chato pode ser diagnosticado logo após o nascimento

Este é um mito muito propagado. A razão para essa afirmação ser mentira é que toda criança nasce com o pé plano. Isso porque, durante a infância, é comum que haja uma maior elasticidade articular ou um pequeno acúmulo de gordura na região. O arco plantar só começa a se formar a partir dos dois anos de idade. Por isso, o diagnóstico preciso do problema só é possível após os quatro anos da criança.

O pé chato é uma condição natural e não precisa de tratamento

Esta afirmação tem um pouco de verdade e de mentira. De fato, o pé plano em si não exige que o indivíduo busque um tratamento com o ortopedista. Isso porque é possível que o único prejuízo causado seja estético. Porém, se a condição causar dor, fadiga, desequilíbrio ou atrapalhar a realização da prática de esportes ou de atividades físicas, o tratamento é necessário. A cirurgia só é uma opção em casos extremos.

A melhor forma de corrigir o pé plano é usando a bota ortopédica

Este é o mito que mais confunde as pessoas. Afinal, grande parte da população passou a infância usando as famosas botas ortopédicas. A primeira razão para ser um mito é que elas começam a ser utilizadas ainda na infância, quando o arco plantar ainda está em formação. Outra explicação é que, como os pés ainda estão se formando, as pessoas tendem a acreditar que foram as botas que corrigiram o problema quando, na verdade, o arco plantar se desenvolveu naturalmente. Na maioria dos casos, não há a necessidade de qualquer tratamento para corrigir a deformação. Além disso, não há qualquer evidência científica do benefício produzido pela bota. Pelo contrário, por ser rígida ela pode causar atrofia muscular.

Pé plano pode causar dor nos joelhos

Enfim, uma verdade. A principal característica deste problema é o achatamento dos pés e a ausência do arco plantar. Contudo, esse arco é o responsável por amortecer os impactos. Por isso, pessoas com pé plano têm essa função comprometida, sobrecarregando os joelhos. Em consequência disso, podem ocorrer dores nessa articulação e também há uma maior predisposição a desenvolver artrose de forma precoce.

As palmilhas ortopédicas amenizam o desconforto no pé plano

Outra verdade. As palmilhas ortopédicas são indicadas por ortopedistas para amenizar os sintomas dolorosos causados pela deformação nos pés. Esse acessório projeta uma elevação do arco plantar, normalizando o formato dos pés. Além disso, também garantem maior conforto ao utilizar os calçados. Porém, a escolha pelo melhor modelo de palmilha ortopédica deve ser pautada pela opinião do ortopedista. Agora você já sabe quais são as mentiras mais comuns que circulam na internet sobre o pé chato. Caso queira outras informações sobre o assunto, procure o médico especialista em ortopedia. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!