Sabe aquela sensação de pés dormentes ou formigando que algumas vezes sentimos após ficarmos longos períodos parados na mesma posição? Essa sensação é chamada de parestesia, e geralmente acontece porque os vasos sanguíneos e nervos daquela área foram comprimidos por um determinado período de tempo.

A maioria dos casos são provocados por erros de postura, e que podem ser facilmente corrigidos. Em movimentos como cruzar as pernas, sentar-se na cadeira inclinando o corpo para frente, utilizar o computador sem os apoios de braços, cotovelos e punhos, dormir sobre os braços, ou até mesmo torcer roupas podem provocar toda essa sensação de dormência e formigamento.

Mesmo nos casos em que essa falta de sensibilidade seja apenas um erro de postura, é importante sempre observar os sinais que o corpo dá, pois sentir os pés dormentes e formigamentos também podem ser sintomas de doenças mais graves. E se isso acontecer será necessário procurar o seu médico imediatamente.

Quais são as causas de dormência?

A falta de irrigação adequada na corrente sanguínea compromete a função dos nervos provocando pés dormentes e formigamento. Além desses fatores, existem doenças que são mais graves, e que podem de alguma forma estar relacionadas com esses sintomas. São elas:

Todas essas doenças que citamos acima podem afetar o nosso sistema nervoso alterando a sensibilidade de membros superiores e inferiores, e consequentemente proporcionando dormência em qualquer parte do nosso corpo. São sintomas que podem surgir sozinhos, ou acompanhados de outros sintomas como sonolência, indisposição, tonturas, dentre outros.

Situações de ansiedade e estresse também podem provocar formigamento nas mãos, pés, braços, língua e pernas e podem vir acompanhados de calafrios, palpitações cardíacas e dores no peito e na barriga.

É importante ficar atento a qualquer sintoma que se repete com frequência, e que não esteja ligado a fatores externos. Uma simples causa pode ser o primeiro sintoma de identificação de doenças mais graves, requerendo maiores cuidados médicos.

Busque sempre ajuda médica

Pés dormentes e formigamentos podem ser causados por uma série de fatores. Como falamos anteriormente, muitas vezes são causas inofensivas e esporádicas causadas por compressões momentâneas dos membros, mas em outros podem ser o alerta para identificação de outras doenças. Por esse motivo, sempre que você identificar qualquer uma das situações abaixo, procure imediatamente o seu médico: