Os pés são responsáveis por sustentar o corpo humano, e de tão essenciais, muitas vezes acabamos nos esquecendo deles. Mas, é na terceira idade, devido ao processo natural de envelhecimento, que começam aparecer doenças que comprometem o nosso organismo, e consequentemente afetam também os nossos pés.
Com o avanço da idade o nosso corpo entra em um processo degenerativo. A nossa pele, músculos, ossos e articulações lentamente vão perdendo as suas estruturas naturais ficando mais propensas a dores e lesões, e como os pés esse processo não é diferente.
Muitas dessas alterações são acumuladas ao longo da nossa vida, como andar, caminhar ou correr de forma inadequada, utilizar calçados impróprios por longos períodos, acúmulos de traumas e inflamações que chegam junto com a idade, problemas de circulação, dentre tantas outras complicações como pressão alta e diabetes, por exemplo.
Como os pés são de fundamental importância para manter o nosso equilíbrio e promover a locomoção durante as atividades rotineiras, na terceira idade é fundamental ter cuidados redobrados com eles, evitando assim possíveis dores e fraturas. Veja abaixo alguns cuidados básicos que são necessários:
- lavar diariamente os pés observando-os atentamente;
- após o banho utilizar uma toalha seca para enxugar bem os pés e entre os dedos;
- não utilizar água muito quente para realização da assepsia dos pés;
- regularmente aparar as unhas em linha reta, mas de forma que não fiquem muito curtas;
- manter os pés sempre bem hidratados;
- caso se depare com calosidades, procure um profissional especializado para realizar a retirada.
Escolha o calçado mais adequado
É importante escolher um calçado que traga proteção e conforto para os pés dos idosos. Portanto tente evitar calçados com costuras e acabamentos internos, pois eles geralmente machucam os pés. Observe se a parte interna é ampla, confortável e acomoda bem os pés, pois ao final do dia eles podem estar mais inchados do que o normal, e caso fique apertado podem proporcionar dores e desconfortos.
Dê preferência aos calçados anatômicos que se moldam facilmente aos pés, e que proporcionem fechamento fácil com velcro ou elástico, por exemplo. E finalmente observe o solado que deve ser antiderrapante oferecendo proteção, e consequentemente reduzindo o risco de quedas que é bem frequente na terceira idade.
Previna dores e feridas nos pés
Em idosos a partir dos 65 anos de idade são mais frequentes as queixas de dores nos pés, além de aumentar consideravelmente o número de pessoas portadoras de diabetes. Portanto algumas atitudes preventivas podem ser tomadas para evitar dores e feridas nos pés, veja abaixo:
- não caminhar descalço;
- caso perceba o aparecimento de lesões procure imediatamente o seu médico;
- pratique exercícios físicos para fortalecer e manter os seus músculos e articulações saudáveis.
Dê preferência a calçados firmes e protetores
Procure calçados que tenham solados firmes, oferecendo amortecimento, conforto e segurança ao pés que devido ao tempo já estão desestruturados. Dessa forma, o alinhamento do corpo é feito de maneira simples e eficaz amenizando a sobrecarga e dores das articulações dos pés, tornozelos e joelhos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!