O joanete é uma deformidade corporal que pode causar dores e incômodos desagradáveis. Além de um prejuízo estético, com o deslocamento do osso na base do dedão do pé, fazendo com que este dedo seja direcionado ao segundo dedo do pé.

O desenvolvimento do joanete pode ocorrer por duas maneiras diferentes, sendo elas a hereditariedade, na qual os casos anteriores na família podem indicar que a pessoa seja mais propensa ao desenvolvimento do joanete, ou também pelo uso prolongado de sapatos inadequados ou incorretos.

Embora o joanete já tenha cura com procedimento seguro e seja relativamente fácil de corrigi-lo, o melhor a se fazer é tomar alguns cuidados para evitar que esta deformidade se desenvolva. Assim,  uma série de dores e desconfortos ocasionados pelo joanete serão prevenidos.

Confira a seguir algumas dicas de como se prevenir o joanete.

Escolha corretamente seus calçados

A escolha de sapatos mais adequados é fundamental para prevenir a formação e desenvolvimento do joanete. O ideal é que sejam escolhidos sempre sapatos confortáveis, macios por dentro, de solado firme e com bicos largos o suficiente, para que todos os dedos possam permanecer cômodos e sem sofrerem pressão durante o uso.

Evite sapatos com salto alto

Os sapatos de salto alto são alguns dos mais propícios para o surgimento do joanete, pois ao manter o pé elevado, os dedos são pressionados, fazendo com que seja maior a chance de desenvolvimento do joanete.

Leia mais: Salto alto pode causar problemas no pé?

Essas chances aumentam no caso de sapatos de bico fino, que levam os dedos a uma posição muito próxima da causada pelos joanetes. Assim, o ideal é que sejam escolhidos calçados que tenham no máximo 8 centímetros de altura, e devem ser usados pelo menor tempo possível.

Evite atividades que sobrecarreguem seus pés

Embora sejam muito benéficas para a saúde, algumas atividades podem fazer com que os pés sofram com os esforços exagerados durante a atividade, devendo estas ser praticadas por menos tempo ou com mais intervalos durante os dias. Um exemplo de atividade que pode forçar muito os pés é o balé.

Leia mais: 3 dicas na hora de comprar o tênis certo para esportes

Descanse seus pés

É recomendado que os pés recebam um período de descanso de ao menos dez minutos ao dia, de forma que possam descansar dos exercícios realizados durante o dia.

Uma pausa de 2 minutos a cada 2 horas, com os pés elevados e descalços, pode representar uma grande melhora e diminuir as chances de desenvolvimento do joanete.

Considere tirar um tempo para alongar suas pernas

Panturrilhas bem alongadas ajudam o corpo a evitar que o peso do corpo seja distribuído para a parte da frente dos pés, diminuindo assim a sobrecarga na região da joanete.

Toda manhã, antes de pisar no chão, deixe seus joelhos bem esticados e faça força para puxar os pés para cima, em direção ao seu corpo. Mantenha por 10 segundos e relaxe. Repita 5 vezes de manhã e 5 vezes antes de dormir.

5 melhores alongamentos para amenizar as dores no pé

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!