A rotura de tendão, ou ainda a ruptura, como também é conhecida, nada mais é do que um rasgo ou corte nos tecidos formadores dos tendões. As causas deste problema podem ser muitas, mas na maioria das vezes é fruto de algum acidente, quedas ou ainda pela prática de atividades físicas ou lesões durante os exercícios. Por este motivo, atletas são as pessoas mais atingidas por este tipo de situação.
Mas além deles, mulheres que utilizam salto alto durante muito tempo ou ainda que acabem fazendo longas caminhadas utilizando este tipo de sapato, também podem ser candidatas a sofrer com este tipo de ruptura, por isso, todo cuidado é pouco.
Bastante dolorosa, as rupturas dos tendões devem ser tratadas imediatamente ou caso contrário, poderão acabar cicatrizando de forma errada, levando a deformações, dificuldade de movimentação ou ainda enrijecimento dos membros envolvidos.
Agora que você já conhece quais são as principais causas, chegou a hora de aprender sobre os principais sintomas e quais os tratamentos indicados por médicos especialistas. Assim, caso sofra com algo parecido, já estará preparado para tomar as primeiras precauções.
Rotura de tendão: quais são os sintomas e como tratar?
Imagine a seguinte situação: O indivíduo está praticando atividades físicas ou somente caminhando pela rua quando sofre uma entorse. Na mesma hora, começa a sentir bastante dor e verifica que a região atingida está avermelhada e inchada.
Estes sintomas podem indicar que houve uma ruptura do tendão e que o mesmo deve ser tratado de acordo com sua gravidade. Alguns pacientes relatam ainda que chegaram a ouvir um estalido no momento da lesão, enquanto outros são capazes de sentir a descontinuação do tendão ao apalpar a área indicada.
Além destes sintomas citados, a melhor forma de ter certeza de que este é o problema real é procurando por um médico o mais rápido possível. Evite se automedicar e forçar a área atingida.
O profissional, além de avaliar as características da dor e fazer um exame clínico cuidadoso a fim de tentar encontrar a descontinuidade do tendão, também poderá indicar a realização de exames para assegurar se houve ou não a rotura. Entre os exames mais indicados para este tipo de caso podemos citar o raio-X, a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Assim que diagnosticada a rotura de tendão, o médico irá avaliar se houve uma ruptura total ou parcial.
Em caso de rompimentos totais, o mais indicado é a cirurgia, principalmente se a pessoa for um atleta ou praticar bastantes atividades físicas. Em outros casos, o médico poderá indicar o uso de calçados e próteses especiais e fisioterapia, sempre com foco na cicatrização perfeita do tendão.
Independentemente do tipo de rotura de tendão o médico irá indicar repouso ao paciente e a quantidade de dias vai variar de acordo com cada caso. O uso de medicamentos para a dor também podem ser receitados.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!