A entorse no tornozelo é o tipo de lesão que ocorre frequentemente durante a prática esportiva, porém também pode acontecer de forma menos frequente no decorrer da realização de exercícios físicos comuns do dia a dia. Esse tipo de trauma é responsável por cerca de 25% das lesões.
A gravidade da entorse varia muito. Algumas pessoas sentem dor durante poucos dias e somente durante as atividades físicas, outras sequer conseguem apoiar o pé no chão e podem ficar afastadas de suas atividades por um período bem maior.
Entenda a entorse no tornozelo
A estabilidade lateral do tornozelo é permitida pelo mecanismo contensor dos ligamentos talo-fibular posterior, anterior e talo-calcâneo, ligada ao terço distal da fíbula. Existem dois mecanismos principais desse tipo de entorse:
1- Inversão (torção do pé para dentro)
A planta do pé é virada para dentro. Esse variação da lesão no tornozelo é responsável pela grande maioria das entorses, causando o traumatismo dos ligamentos laterais.
O ligamento mais afetado é o talofibular anterior, em seguida vem o calcaneofibular.
2- Eversão (torção do pé para fora)
A planta do pé é virada para fora, causando a lesão dos ligamentos mediais. A aversão também comprime o joelho lateralmente.
Essa compressão em algumas situações — acompanhada com a dorsiflexão — pode causar fratura na fíbula distal.
Classificação das lesões
Há três tipos de classificações para as entorses no tornozelo, mas — de modo geral — são graduadas em: leves (grau 1), moderadas (grau 2) ou graves (grau 3), dependendo da forma que os ligamentos foram acometidos.
Grau 1
Ocorre estiramento nos ligamentos, mas — na maioria dos casos — a dor passa em torno de cinco dias.
Grau 2
Lesão nos ligamentos de forma parcial. A dor pode permanecer por mais de dez dias, a cicatrização acontece em torno de quinze dias e o tratamento com fisioterapia é indicado.
Grau 3
Lesão nos ligamentos de forma total. A dor é intensa, a cicatrização demora cerca de 30 dias e o tratamento com fisioterapia é extremamente necessário.
Quais são os sintomas da entorse no tornozelo?
Existem alguns sintomas que podem determinar se realmente aconteceu uma entorse no tornozelo. Dentre eles, vamos citar alguns dos mais comuns.
- Dor no tornozelo, dificuldade de andar ou até de firmar o pé no chão;
- Edema na parte lateral do pé;
- A área do tornozelo pode ficar roxa e inchada;
- Dor sensível ao toque na região lateral do tornozelo e do pé;
O local afetado pode ficar com a temperatura levemente elevada.
E as causas?
Normalmente, a entorse acontece quando o pé vira para dentro ou para fora, obrigando a articulação do tornozelo a sair da sua posição normal.
Nos esportes que exigem movimentos extremos e repentinos (futebol, basquetebol, atletismo, etc), podem acontecer entorses mais facilmente.
A seguir, veja algumas causas que podem levar a torção do tornozelo, além das principais já citadas acima.
- Um simples desequilíbrio;
- Uso de calçados inadequados (sapato largo, salto alto);
- Pessoas que possuem uma fragilidade na musculatura e fazem atividade física sem orientação profissional;
Como tratar a entorse no tornozelo?
Fazer uso de compressa de gelo no tornozelo afetado enquanto repousa — deitado ou sentado — com os pés bem elevados é uma forma bem eficaz de aliviar a dor e o edema.
Nas lesões leves, é suficiente para controlar esses sintomas num período de três a cinco dias.
A fisioterapia é recomendada quando o indivíduo mostra muita dificuldade de caminhar, o que é uma indicação que aconteceu um estiramento ou rompimento dos ligamentos que ligam os ossos do pé.
Exercícios de alongamento e depois de fortalecimento muscular é indicado com o propósito de evitar uma nova entorse no tornozelo. Fazer uso de pomada anti-inflamatória é uma boa forma também de melhorar a dor e o desconforto.