A tendinopatia é um termo utilizado para descrever qualquer tipo de lesão que afete o tendão, seja ela uma tendinite real, uma ruptura, tendinose, assim por diante. É comum que elas ocorram após o uso em excesso dos tendões, que acabam sofrendo pela falta de descanso — motivo pelo qual o termo é bastante confundido com a tendinite.

A seguir, confira quais são as causas, sintomas e tratamentos para essa condição.

Quais são as causas da tendinopatia?

Como mencionamos, elas ocorrem quando há lesão, dor ou inchaço no tendão. A diferença do termo para a tendinite é que esta segunda é acompanhada de uma inflamação, ou seja, a tendinite pode ser considerada um tipo de tendinopatia.

A condição pode se manifestar em qualquer região do corpo, apesar de ser mais comum no cotovelo, ombro, joelho, punho e tornozelo.

O tendão é uma estrutura que une os ossos aos músculos, sendo fibrosa, com o aspecto de uma corda. Não à toa, ela não é tão elástica quanto o músculo, nem mesmo tão resistente quanto o osso. Isso faz com que o tendão seja o primeiro a sofrer quando há sobrecarga.

Geralmente, a tendinopatia é causada por alguns fatores de risco. São eles:

Quais são os seus sintomas?

Os sintomas variam com base no tipo de tendinopatia manifestada. No caso da tendinite, por exemplo, que engloba dor e inflamação, os mais comuns são:

Se não tratadas, elas podem passar da condição de agudas para crônicas, acompanhando o indivíduo para sempre.

Como é o tratamento?

O tratamento, basicamente, é dividido entre medidas para diminuir a dor e para evitar que ela retorne.

Para diminuir a dor, são recomendados o repouso do tendão, fisioterapia ou acupuntura, além de gelo e remédios inflamatórios (no caso de inflamação).

Para evitar que a dor retorne, são indicados alongamento e fortalecimento dos músculos da região afetada, além de algumas mudanças de hábitos, principalmente relacionadas à melhora da postura e da ergonomia no ambiente de trabalho.

Em raros casos, quando as medidas conservadoras falham, será necessária a intervenção cirúrgica para correção do tendão afetado.

Agora você já sabe o que é tendinopatia, assim como conhece seus sintomas, causas e tratamentos associados.