Atire a primeira pedra quem nunca se entusiasmou e comprou um tênis para corrida, assim que recebeu um e-mail com uma “oferta imperdível”, ou ao passear pelo shopping? Escolher um calçado adequado para praticar atividade física é importante para evitar lesões e, por isso, não dá para fazê-lo no impulso. 

Questões como design e preço são importantes, porém, outros pontos também devem ser considerados. Mas, não se preocupe: atualmente, o mercado dispõe de ótimas alternativas que aliam saúde, conforto e preço. 

Tênis certo para corrida: Cabe no seu orçamento e é bom para sua saúde

Escolher um tênis para corrida é, portanto, mais do que escolher um modelo bonito aos olhos e que caiba no orçamento. É preciso, antes de tudo, considerar  o fator saúde, a fim de evitar traumas, como lesões nos pés e joelhos. O sapato usado para crossfit ou vôlei, por exemplo, não é o mesmo direcionado à prática de corrida. Importante considerar o quanto o produto se adapta aos diferentes terrenos, bem como a capacidade de absorção do peso. 

Leia mais: Como prevenir a entorse no tornozelo

Fique de olho

Dito isso, o primeiro conselho é: experimente modelos de todas as marcas, isto é, por mais que você queira comprar um da marca “x”, é fundamental calçar de outras. O nível de conforto e a pisada podem variar bastante. Não faça da sua saúde uma vitrine de ostentação por causa de um modelo específico. Escolha aquele que melhor assente em seus pés.

Leia mais: 4 vilões da saúde dos pés

O segundo ponto é optar por um tênis para corrida um pouco mais folgado. Não é folgado ao extremo, mas, sim, aquela folga que deixa um espaço em cada pisada durante a corrida. Com isso em mente, entenda: no calcanhar, ele deve ficar encaixado e confortável; a parte de cima precisa ficar segura e confortável em volta do peito do pé; já na frente, o pé deve ser capaz de se mover, sem ultrapassar a linha da palmilha.

Confira, ainda, a flexibilidade do seu próximo tênis para corrida. Ele não pode ser muito “mole”. Isso também evita contusões ao longo do tempo. Essa regra vale, inclusive, para corredores mais altos e pesados. 

Sempre que comprar um tênis para corrida, o ideal é dar algumas voltas (pode ser dentro de casa mesmo) com ele antes de colocá-lo para trabalhar a plenos vapores. Fazendo isso, a chance de você se surpreender com bolhas e outros machucados nos pés é bem menor. 

“Corra, Lola, corra”

Agora que você sabe escolher seu tênis para corrida, aproveite. No filme “Corra, Lola, corra”, de 1998, dirigido por Tom Tykwer, a protagonista corre para salvar seu companheiro. Já você poderá correr para desfrutar de uma excelente qualidade de vida e saúde, com fôlego, boa autoestima e bastante resistência. 


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
ortopedista em São Paulo!