É bem provável que você já tenha enfrentado o problema da unha encravada algumas vezes. Seja nas mãos ou nos pés – apesar de essa última possibilidade ser muito mais comum –, é um problema extremamente incômodo e que pode ocasionar bastante dor. Para muitas pessoas, não é nem mesmo algo que acontece vez ou outra, mas uma questão que ocorre com frequência alarmante.

Nesse cenário, prevenir-se e evitar as unhas encravadas (os cuidados são simples!) é o melhor caminho para fugir desse problema que pode comprometer o bem-estar e representar um imenso desconforto no dia a dia.

Como se prevenir contra unha encravada?

Sabia que seus hábitos podem ser a causa do problema? É possível que apenas algumas mudanças já evitem a maior parte das incidências. Fique atento a essas dicas:

1. Corte as unhas em um formato quadrado

O estilo “quadradinho” é o mais recomendado por dermatologistas e especialistas em pé. Isso porque, ao cortar arredondadamente, sobra um espaço que acaba sendo preenchido pela pele. Na hora de crescer de novo, a unha vai buscar o mesmo local e vai acabar encravando naquele ponto.

2. Lixe após o corte

Não importa o quão bom seja seu corte, é muito provável que sobrem algumas pontas. A lixa serve para se livrar delas, evitando que elas entrem na pele mais tarde. O corpo não vai entender de onde veio essa pontinha que sobrou, então sua tendência é inciar o processo de inflamação no local para se proteger.

3. Não tire a cutícula sem necessidade

Muitas pessoas retiram a cutícula por razões estéticas, para passar o esmalte depois, por exemplo. Mas elas existem para proteger as unhas contra bactérias, micoses e fungos. Sem elas, suas unhas ficam mais propensas a se contaminarem. Procure retirar apenas o excesso, e não a totalidade.

4. Use os materiais adequados no cuidado com as unhas

Não use alicates de cutícula para cortar as unhas, nem instrumentos grandes demais que podem rachar as unhas. Usar o equipamento errado pode piorar a situação ao invés de ajudar.

5. Higienize

Não esqueça de sempre lavar bem os pés, inclusive a região das unhas. Quanto mais houver acúmulo de sujeira e células mortas, maior a possibilidade de proliferação de organismos externos e infecções.

6. Evite sapatos apertados

Passamos muito tempo com os pés dentro de sapatos. Além de deixar o local abafado, o que por si só já é perigoso, o tipo errado de calçado ainda aumenta as chances de unhas encravadas. Os de bico fino, por exemplo, apertam muito os dedos e fazem com que a unha invada o espaço que não é dela. Os sapatos ideais são de bicos largos ou arredondados.

E se os cuidados não adiantarem?

Algumas pessoas possuem unha encravada congênita. Isso significa que o próprio formato das unhas facilita o encravamento, independente do que a pessoa faça. Nesses casos, o melhor é procurar um médico, que poderá indicar o tratamento e as orientações mais adequadas para o caso de cada paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!