Considerada como uma das condições ortopédicas mais comuns na região dos pés, a joanete se caracteriza como uma alteração que desvia o dedão em direção aos demais dedos de um dos pés, fazendo com que seu osso, chamado de metatarso, também crie um desvio para o interior do pé, resultado em uma proeminência muitas vezes dolorosa.

Apesar das pessoas acometidas se preocuparem muito com a parte estética, em especial porque o problema atinge 10 vezes mais mulheres do que homens devido ao uso de sapatos apertados, a joanete deve ser tratada, de preferência antes mesmo de chegar ao ponto de ficar feia, uma vez que pode levar a uma série de consequências capazes de interferir na qualidade de vida dos acometidos.

Alem disso, como os pés são nosso centro de equilíbrio, e a condição faz com que ocorram anomalias na maneira em que se pisa (a chamada biomecânica da marcha), ela pode evoluir e alterar o funcionamento de outras articulações, como coluna, joelhos, tornozelo e mesmo o quadril.

Leia mais: Joelho varo: Sintomas, causas e tratamento

Principais causas

Conforme já dito, a principal causa da condição se encontra no uso de sapatos muito apertados ou do uso excessivo de salto alto, pois eles fazem com que o peso do corpo seja apoiado somente na região da frente, causando uma má distribuição do peso e levando à formação da deformidade.
No entanto, existem outros fatores que contribuem para sua formação, como hereditariedade, já que em pessoas de famílias que tem joanete há maior incidência, problemas relacionados à má formação dos pés e à artrite.

Sintomas comuns

Além dos já mencionados direcionamento do dedão em direção aos outros dedos dos pés e da proeminência que se forma, dor, vermelhidão, dores nas juntas dos dedos e até mesmo o inchaço no dedão podem indicar a existência do problema.

Em casos mais graves, não é incomum encontrar sintomas mais evidentes, como sobreposição dos dedos do pé, bursite, artrose e mesmo a ruptura dos tendões. Por isso é fundamental realizar o tratamento.

Leia mais: Rotura de tendão: sintomas, causas e tratamentos

Tratamento da joanete

O tratamento adequado varia conforme o caso, e por isso é muito importante consultar um ortopedista, pois com a ajuda de exames como o raio-x e a ressonância magnética o profissional será capaz de avaliar a gravidade do problema e propor a solução mais adequada.

Em muitos casos, essas soluções são voltadas para amenizar as dores e incômodos causados pela joanete, o que inclui o uso de certos tipos de calçados específicos, do uso de palmilhas ortopédicas e protetores para aliviar a pressão e com isso diminuir a dor, a utilização de talas especiais e separadores de dedos costumam ser alguns dos muitos métodos para aliviar os sintomas. Fisioterapia e o uso de alguns medicamentos também são métodos utilizados.

Em casos mais graves, é possível recorrer à cirurgia, que tem como principais objetivos retirar a proeminência e realinhar o dedão, mas existem diversos tipos de técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas, e qual a melhor delas para determinado caso especifico somente pode ser determinada pelo cirurgião através de análise de cada caso.

Leia mais: Como se preparar para uma cirurgia no pé

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.