tendionapatia

Tudo o que você precisa saber sobre a tendinite

A tendinite (ou tendinopatia) é um problema de saúde causado pela inflamação ou degeneração dos tendões presentes em nosso corpo. Essa situação geralmente ocorre após a realização de atividades físicas que exigem muito esforço dos tendões e causam uma acentuada restrição da mobilidade das nossas articulações.

Mas você sabe o que são os tendões? Os tendões são faixas fibrosas que compõem o nosso tecido conjuntivo e que possuem como principal função a união dos músculos com os ossos presentes no corpo humano. Apesar de serem constituídos por um tecido de fibras extremamente fortes, os tendões podem acabar se distendendo ou se rompendo quando realizam um esforço muito excessivo.

Leia mais: Conheça mais sobre os três tipos de entorse de tornozelo

O mais comum é que essa situação afete o tendão patelar e também o tendão de Aquiles, principalmente após a prática de exercícios físicos que envolvem a corrida e saltos intensos. Porém, a tendinite também pode acontecer em pessoas que passam muitas horas utilizam o computador e outros tipos de aparelhos eletrônicos.

O que você precisa saber sobre o assunto

Alguns mitos giram em torno da tendinite. O principal deles diz respeito ao fato da melhora do problema apenas com repouso. Isso não é verdade! Pode acontecer de a dor diminuir momentaneamente, mas eventualmente ela retornará e, muitas vezes, ainda pior. Por isso, o ideal é procurar um ortopedista assim que as dores se iniciarem.

Leia mais: Rotura de tendão: sintomas, causas e tratamentos

Ao realizar uma consulta com esse especialista, as chances de diagnosticar o problema precocemente são maiores, o que faz com que o tratamento seja realizado mais rápido e com mais chances de sucesso.

Apenas esse tipo de profissional será capaz de definir qual a melhor forma de tratamento para cada caso e quais são os cuidados que deverão ser tomados pelo paciente. Por isso, ao sentir dores, evite a automedicação e procure um médico imediatamente. Dessa forma, você garante a segurança da sua saúde e também que o problema não será agravado com o uso indevido de medicamentos.

Quando o assunto é tendinite, muitas pessoas acreditam que apenas as realizações de alguns tipos de tratamentos podem acabar com o problema. Porém, estudos na área já comprovaram que apenas massagem, aplicação de infravermelhos e injeções dificilmente trazem o resultado esperado.

Leia mais: Água quente ou fria: o que usar em caso de entorse de tornozelo?

Na maioria dos casos, a reabilitação é feita por meio de exercícios físicos. O uso de injeções ou até mesmo a realização de cirurgia nem sempre é o melhor caminho. Por isso a escolha de um profissional capacitado se torna ainda mais importante, pois a definição do tratamento varia de caso para caso e uma escolha errada pode trazer sérias consequências.

Pessoas com mais de 35 anos tem mais chances de desenvolver a tendinite por conta do processo de perda de elasticidade que os tendões passam durante o envelhecimento do corpo. Para prevenir esse tipo de problema, o ideal é sempre caprichar no alongamento e aquecimento pré e pós treino, e sempre ter a orientação de um profisisonal durante a realização de exercícios físicos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt