Os pés são estruturas das mais complexas do corpo humano. Eles são compostos por vários músculos, ossos, ligamentos, articulações e tendões. Dessa forma, em razão de sua complexidade, eles também estão sujeitos a sofrer alterações na anatomia. O joanete é o problema mais comum. Conhece esse problema? Sabia que existe mais de um tipo? Leia, então, este texto e entenda tudo sobre o assunto.

O que é joanete?

É uma alteração anatômica dos pés em que ocorre a formação de uma saliência óssea, devida ao deslocamento do metatarso. Na maioria dos casos, causa bastante incômodo e dor, mas não está associado a doenças graves. O hallux valgus e o joanete de sastre são os dois tipos de joanete. Em seguida, conheça os detalhes sobre eles.

Hallux valgus

O termo hallux valgus significa “articulação que salta para fora”. Ocorre quando o dedão (hálux) sofre desvio lateral na direção do segundo dedo. Surge em uma articulação denominada metatarsofalângica, localizada na base do primeiro metatarso, que tem a função de dar apoio ao dedão. A principal característica desse tipo de joanete é a protuberância que se parece com um osso saltado. Esse é o tipo mais comum. Acomete, portanto, o maior número de pessoas.

Joanete de sastre

Também denominada bunionette, do quinto metatarso ou de alfaiate, caracteriza-se por uma elevação óssea no dedo mindinho do pé. É mais comum a aparição na sua base. No passado, era um distúrbio comum em alfaiates, pois todos trabalhavam sentados no chão, colocando o peso sobre a lateral dos pés. Desse fato deriva a denominação joanete de alfaiate.

Quais são as causas?

Essa alteração anatômica também pode ser classificada quanto à sua origem. Ela pode ser congênita, quando o indivíduo tem um histórico familiar do problema, nascendo, portanto, predisposto a desenvolvê-lo. Pode também, ser adquirida, ocasionando-se por diversos fatores ocorridos durante a vida. As causas mais comuns são predisposição estrutural do pé, uso de sapatos inadequados, artropatia, distúrbios neurológicos, traumas, bem como dismetria dos membros inferiores. Leia mais: Artrose nos pés: sintomas, causas e tratamentos

Como é o tratamento?

O tratamento para joanete não segue um padrão. Assim, a escolha da abordagem mais adequada será feita após análise clínica do indivíduo, estilo de vida, histórico familiar, intensidade dos sintomas, entre outros. A alternativa mais conservadora não visa à correção anatômica da deformação, mas é uma abordagem que opta por aliviar os sintomas e evitar a evolução do desvio. Para isso, o indivíduo precisa deixar de usar sapatos desconfortáveis, passar a usar protetores ortopédicos e calçados com solados firmes. A abordagem da medicina contemporânea, assim como para os casos mais graves, é a intervenção cirúrgica. São várias as técnicas disponíveis para corrigir os joanetes. Elas têm objetivo de restaurar as funções perdidas e eliminar os sintomas. Leia mais: Entenda mais sobre a cirurgia de joanete Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!