O pé é uma das estruturas mais importantes do corpo e, muitas vezes, não recebe a importância que merece. Ele exerce várias funções, importantes para a postura e a boa execução dos movimentos do corpo. Para que cumpra todas elas, é importante mantê-lo saudável e observar qualquer alteração que ocorra.
Em média, uma pessoa dá 10 mil passos por dia, o que pode somar mais de 3 milhões de passos por ano. Cada passo pode colocar duas a três vezes a força do seu peso corporal em seus pés. Com o tempo, esse uso repetitivo extenso leva a várias mudanças normais associadas ao envelhecimento:
- O pé fica mais largo e mais longo.
- Há uma diminuição do arco, um achatamento do pé.
- A almofada de gordura na parte inferior do calcanhar se afina, causando perda de acolchoamento natural do pé.
- O pé e o tornozelo perdem um pouco da amplitude normal de movimento e ficam mais rígidos.
- Pode haver alguma perda de equilíbrio durante a caminhada.
Leia mais: Trabalha em pé o dia todo? 5 dicas para prevenir-se de dores nas pernas
Essas alterações são consideradas normais em todas as pessoas. Porém, outros pacientes podem apresentar alterações incomuns, que merecem cuidado e atenção especial. Elas costumam aparecer em associação com o uso prolongado de sapatos mal ajustados . Os principais problemas são:
- Formação de um grande calo ósseo no dedão do pé, que começa a apontar para os dedinhos;
- Ondulação mais severa nos dedos dos pés;
- Formação de um grande calo ósseo no dedo menor, que começa a apontar para o dedo grande do pé;
- Calos que podem ocorrer nos dedos dos pés ou pé devido à alta pressão sobre as áreas ósseas;
- Artrite das articulações;
- Nervo comprimido entre os dedos. Essa condição, conhecida como neuroma, pode ocorrer em qualquer parte do corpo. No pé, a caminhada e a pressão do calçado podem levar a neuromas dolorosos.
Cuidados com os pés
Fazer a higiene dos pés significa cuidar da saúde. Uma boa vistoria diária dos tornozelos, dedos e plantas dos pés com a ajuda de um espelho, cortar as unhas, secar bem os dedos, utilizar sapatos confortáveis, com a sola rígida e nunca andar descalço, são atitudes que podem gerar mais qualidade de vida.
Leia mais: Como praticar a boa higiene dos pés
Pés suados podem causar erupções cutâneas e eczema. Usar meias de nylon em sapatos de plástico ou sapatos apertados pode não permitir que os pés sequem adequadamente e pode agravar o problema. Trocar as meias todos os dias e deixar os calçados secarem entre o desgaste pode ajudar a eliminar os pés fedorentos.
Usar meias de algodão grossas e suaves ajuda a tirar a umidade dos pés.
As pessoas com diabetes precisam ter atenção dobrada. Complicações, como o pé diabético, podem ser evitadas com prevenção. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo em decorrência da doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!