A dor no pé pode se manifestar de diversas maneiras e a sua ocorrência é muito comum, podendo ter origens diferentes de caso para caso, isso porque a dor no pé pode ser causada por excesso de exercício, muito tempo em pé ou andando, corridas de grande impacto (no asfalto, por exemplo). Estas agressões podem vir a causar problemas mais sérios, como tendinites, artrites ou artroses, bursites, até mesmo fraturas.

Geralmente o tratamento para dor no pé – se for causada por má prática de exercícios físicos ou por mau jeito -, pode ser feito em casa, com compressas de água fria para aliviar o inchaço e a dor, cinco vezes ao dia, durante 10 ou 20 minutos; massagem nos pés também melhora consideravelmente a dor e possibilita que o pé fique relaxado e que a circulação melhore.

Mas fique atento, quando a dor no pé é causada por má prática de exercícios físicos, mau jeito, ou outras causas comuns e leves, a dor deve sumir em um ou dois dias. Se a dor persistir ou aumentar em uma semana, você deve marcar uma consulta com o ortopedista para que ele possa avaliar seu caso. Dores constantes sem aparente causa podem ser sintoma de algo mais grave. É importante se consultar com um especialista, pois ele tem a capacidade de investigar os sintomas do paciente utilizando-se do exame físico e, se necessário, pedir uma série de exames para melhor entendimento do caso.

Como identificar a dor e o que pode ser?

Dor no pé ao acordar: pode ser sinal de artrite, artrose ou reumatismo – inflamações no pé. Se for após a primeira pisada do dia, provavelmente é uma manifestação da fasceite plantar (também conhecido como esporão).

Dor no pé após uma corrida: pode ser apenas um mau jeito ou pode ser sinal de tendinite – inflamação nos tendões. Quando nós corremos estamos forçando os tendões e quem tem tendinite sente dor durante e após a corrida.

Dores nos pés e nas mãos: podem ser problemas circulatórios que impedem que o sangue chegue às extremidades do corpo, ou artrite sistêmica, ou mesmo diabetes.

Perceba que essas dores citadas acima são comuns e acontecem sempre. Preste atenção aos sinais que seu corpo emite, anote os horários que a dor costuma aparecer e quais atividades você está realizando quando isso acontece. É muito importante você se atentar a isso para ter um melhor diagnóstico dos sintomas.

Tratamentos para dor no pé

Alguns tratamentos são bem simples, como fazer massagens diariamente com hidratante, deixar os pés relaxados e fazer exercícios de relaxamento, por exemplo, rodar os pés, alongado-os.

O seu médico também pode indicar o uso de palmilhas ortopédicas, evitar usar sapato fechado e apertado e sapato de salto alto por muito tempo. Evitar ficar muito tempo em pé – se você trabalha com vendas, por exemplo, e precisa ficar em pé, reserve alguns minutos do dia para sentar, relaxar e fazer massagem no pé ou alongamentos de panturrilhas. Feito isso durante o dia, por pelo menos três vezes, ameniza a dor no fim do dia.

Outros tipos de tratamento devem ser indicados pelo médico responsável pelo seu caso. Fisioterapia também é um tratamento bastante indicado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista o em São Paulo.

2 Responses

  1. Obrigado…ja consegui entender pq meu pé dói tanto!
    Só uma pergunta pq nasce varios
    calos na sola do pé quase não consigo andar e nem colocar sapatos fechado. Dói e fica formigando. .

    1. Olá Zilda!
      Calos na planta do pé costumam ser sintomas de sobrecarga! Provavelmente o jeito que pisa ou alguma alteração óssea como joanete ou metatarsalgia.

Comments are closed.