O pé humano é um complexo de ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos. Ele é de suma importância para exercer o equilíbrio do corpo e recebe toda a carga de peso da pessoa. É justamente por esses motivos que os pés estão tão sujeitos a traumas e alterações ao longo da vida.

Dentre essas alterações está o Hálux Valgo, a popularmente conhecida “joanete”, que pode causar tanta dor e incômodo, que priva o paciente de realizar suas atividades cotidianas normais, tornando-se então um problema de saúde.

Leia mais: Saiba tudo sobre a anatomia do pé

O que é o joanete (Hálux Valgo)?

Um desalinhamento entre os tendões e os ossos do pé fazem com que o dedo maior, conforme esse quadro evolua, empurre os outros dedos ou se posicione abaixo  deles. Esse efeito causa o comprometimento dos pés, do equilíbrio e de várias articulações do corpo.

É nesse ponto que origina o Hálux Valgo, que, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma nova estrutura óssea que se formou, mas sim o resultado do desalinhamento ocorrido.

Há também um caso específico de joanete chamado “Joanete de Alfaiate”. É caracterizado  pelo desvio do quinto osso metatarsiano, que se localiza na base do dedo mindinho do pé. Era muito comum surgir  no pé de alfaiates pela antiga posição em que trabalhavam, por isso o nome.

Leia mais: 4 dores mais comuns nos pés

Fatores de risco, sintomas e tratamentos

O Hálux Valgo é uma deformidade óssea, frequentemente diagnosticada na população adulta. Acomete mais mulheres do que homens, por causa do uso de calçados mais apertados ou de bicos finos. Fatores genéticos podem contribuir para a sua formação.

Constataram-se centenas de casos de crianças que já nasceram com o joanete ou desenvolveram o problema antes dos 12 anos. Esses casos estão relacionados aos históricos de parentes próximos que também têm ou tiveram o problema.

Leia mais: Como escolher calçados infantis?

Além dos sapatos de salto alto ou de bico fino, problemas reumáticos, artrite, má formação óssea dos pés e hereditariedade são condições favoráveis ao aparecimento do joanete.

Normalmente o Hálux Valgo não causa sintomas, mas surge como uma saliência óssea (semelhante à um calo) na base do dedão. Todavia, quando ele causa dor, o desconforto pode ser incapacitante, principalmente para utilizar sapatos fechados, fazer corridas ou caminhadas.

O médico detecta um caso de joanete através do exame físico do paciente, que pode ser acompanhado de um raio-x. Com os exames, o ortopedista saberá se a condição é leve, moderada ou grave, indicando assim o melhor tratamento para cada caso.

O tratamento para o joanete é individual e não há, portanto, um padrão indicado pela medicina que possa ser aplicado a todos os pacientes. O médico pode orientar a troca dos sapatos por outros mais adequados, o uso de palmilhas próprias para o problema, o uso de protetores ortopédicos locais e, em último caso, a cirurgia.