Artrite inflamatória pode causar dores nos pés

Você sabia que mais da metade das pessoas na faixa dos 60 e 70 anos sofrem de artrite inflamatória nos pés? 

A artrite inflamatória é uma condição que afeta as articulações e provoca dor, inchaço e rigidez. 

Mas, o que causa essa condição e, mais importante, quais tratamentos você pode tentar hoje para encontrar alívio? É sobre esse assunto que vamos tratar neste artigo.

O que causa artrite inflamatória nos pés? 

Os pés são uma das estruturas mais complexas em seu corpo. Eles abrigam não apenas músculos e ligamentos, mas também mais de 30 ossos e cerca de 40 articulações, que permitem que você tenha uma amplitude completa de movimentos. Seus pés fornecem:

  • absorção de impacto;
  • equilíbrio;
  • apoio/suporte;
  • ajuda com movimento geral.

Infelizmente, à medida que envelhecemos, essas 40 articulações nos pés que nos serviram tão bem são altamente suscetíveis à artrite inflamatória, que pode levar à dor no pé. 

Quais são as causas mais comuns de artrite inflamatória?

Existem mais de 100 tipos de artrite inflamatória nos pés, mas as causas mais comuns são:

Osteoartrite

A osteoartrite causa tensão excessiva e desgaste da cartilagem nas articulações do pé. 

O movimento se torna muito difícil e doloroso. A dor e o inchaço pioram em pé ou andando, e a rigidez geralmente ocorre após períodos de descanso.

Leia mais: Artrose nos pés: sintomas, causas e tratamentos

Artrite reumatoide

Outro tipo de artrite é a artrite reumatoide. Ela pode se desenvolver em qualquer idade e não há causa conhecida para essa condição. 

As pessoas que sofrem de artrite reumatoide desenvolvem frequentemente problemas graves do pé, tais como joanetes, dedos de martelo, dedos de garra e outros.

Gota

A gota é outra forma de artrite inflamatória, que também leva a complicações nos pés. Cristais de ácido úrico em excesso se acumulam dentro e ao redor das articulações do dedão do pé. 

A articulação do dedão do pé é comumente o ponto focal, devido ao estresse e à pressão que ela sofre durante a caminhada e outras atividades de sustentação de peso. Isso geralmente leva a dores intensas no dedão do pé. 

Os homens são mais propensos a desenvolver artrite gotosa do que as mulheres. 

Leia mais: Gota e artrite gotosa: sintomas, causas e tratamentos

Artrite pós-traumática

Finalmente, a artrite inflamatória pode ser causada por uma antiga lesão esportiva ocorrida anos atrás. Luxações, entorses e fraturas são as lesões mais comuns que levam a esse tipo de artrite. 

A artrite pós-traumática é semelhante à osteoartrite, na medida em que a cartilagem entre as articulações se desgasta com o tempo.

Tratamento e prevenção

O objetivo principal do tratamento é reduzir a dor, melhorar o funcionamento da articulação e evitar que o caso piore.

Existe um tratamento ideal para cada tipo de artrite inflamatória, porém algumas dicas ajudam a melhorar a inflamação articular. São elas:

  • Perder peso (se estiver acima do peso) diminui a sobrecarga sobre as articulações e evita que a doença piore;
  • Não fique muito tempo na mesma posição, pois isso pode causar dor e enrijecer a articulação;
  • Mantenha-se hidratado. Isso melhora a circulação no organismo e diminui as chances de artrites metabólicas (gota);
  • Faça fisioterapia. Os exercícios orientados pelo profissional ajudam a controlar a deformidade óssea e a rigidez muscular;
  • Pratique atividades físicas com pouco impacto. Fazer exercícios como pilates, natação e hidroginástica ajuda a manter a musculatura resistente;
  • Use medicamentos prescritos apenas pelo médico;
  • Melhore sua alimentação. O consumo de alimentos saudáveis é essencial para tratar qualquer tipo de artrite, principalmente a artrite gotosa;

Leia mais: Sobrepeso e obesidade causam dores nos pés

Prognóstico da artrite do pé

Se você tem artrite inflamatória no pé, seu prognóstico depende muito do controle da doença principal e da complexidade das medidas médicas. 

Com a terapia adequada e o cumprimento das recomendações do seu médico, você poderá restaurar sua qualidade de vida habitual. 

Se você não começar a tratar a artrite a tempo, poderá enfrentar mudanças irreversíveis em suas articulações e ter uma grave deformação do pé, que pode levar à incapacidade de andar sozinho.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

 

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt