calçado adequado

7 dicas para comprar um calçado adequado

Sapatos vão muito além do papel estético de complementar o look. Entre outras funções, eles protegem os pés e amortecem o peso corporal. A escolha de um calçado adequado é importante para que as pessoas se sintam confortáveis. Calçados no tamanho, formato e material inadequados, por exemplo, podem provocar calo, joanete, fascite plantar, fratura por estresse, etc.

As pessoas têm pés e necessidades bem distintos. Pensando nisso, listei uma série de dicas para encontrar o calçado adequado. Confira.

1)Experimente antes de comprar os sapatos

Saber o número do sapato não é suficiente. Com o tempo, a forma dos pés pode mudar, especialmente depois de gestações ou em decorrência de obesidade. Além disso, o tamanho pode variar sutilmente de uma marca para outra. Sendo assim, vale a pena sempre experimentar antes de sair por aí comprando calçados.

2) Calce os dois pés do sapato

Mesmo se estiver com pressa, não deixe de provar os dois pés de sapato. É comum que os indivíduos tenham um pé maior do que outro. Por isso, é necessário calçar o par completo antes de realizar a compra. Assegure-se de que ambos os pés estão ajustados e confortáveis.

3) Atente-se ao horário da compra

É sempre melhor comprar sapatos mais tarde, pois, no final do dia, os pés estão mais inchados. Desse modo, você garante que o sapato não causará desconforto ao longo do expediente de trabalho. Também evita apertos desnecessários quando tiver que ficar em pé por um tempo prolongado.

Leia mais: 4 perigos do uso contínuo de rasteirinhas

4) Não compre calçados grandes demais

Nem grandes, nem pequenos. Um calçado adequado é aquele que acompanha o tamanho e formato dos pés. Isso é essencial para que eles fiquem confortáveis e bem acomodados. A parte mais larga do pé deve ficar exatamente na parte mais larga do calçado.

Tome cuidado com os scarpins e sapatilhas de bico muito fino. Eles tendem a apertar os dedos, causando calo e ferimento.

5) Considere seu estilo de vida e escolha um sapato adequado a ele

Quando for comprar sapatos, considere seu estilo de vida e atividades cotidianas. Se pratica esportes, compre calçados esportivos e analise características como flexibilidade e amortecimento. Caso precise de um sapato elegante para trabalhar, procure unir beleza e conforto. Os saltos grossos e bem estruturados são ótimas opções.

Leia mais: 3 dicas na hora de comprar o tênis certo para esportes

6) Adquira calçados de qualidade

Valorize detalhes como matéria-prima de qualidade, sola firme, flexibilidade nas pontas, maciez ao caminhar, palmilha anatômica e textura agradável. Os sapatos respiráveis são ótimos para prevenir problemas cutâneos, como irritação, micose, etc.

7) Modere no uso de salto alto

Usar saltos altos com frequência é uma prática prejudicial para os pés. Esse hábito joga os pés para frente, o que encurta a musculatura da panturrilha e pode espremer os dedos. Não que os sapatos de salto devam ser completamente excluídos do armário, mas é recomendável usá-los com moderação.

Leia mais: Salto alto pode causar problemas no pé?

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt