O uso inadequado de calçados, bem como atritos excessivos nos dedos podem causar diversos problemas aos pés. Apesar de o joanete e o calo afetarem essa região, esses problemas apresentam formas e tratamentos distintos. Enquanto o calo é caracterizado por grossas áreas provocados pelo atrito contínuo, o joanete é uma saliência óssea, que ocorre internamente e tem várias causas. Para compreender definitivamente a diferença entre joanete e calo, em seguida o texto descreve as características de cada um.

O que é joanete?

O hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é uma saliência óssea localizada na articulação do dedão do pé. Ele pode causar sensibilidade, dor e vermelhidão na pele. O joanete tem várias causas. A pressão que o dedo sofre com o uso excessivo de sapatos de bico fino e salto alto é uma das principais. Isso ocorre porque a elevação do pé provocada pelos saltos desloca o peso corporal para a parte da frente do pé, contribuindo para a deformação. Além disso, alguns fatores de risco também contribuem para o surgimento do problema, como:

Sintomas do joanete

Os principais sinais e sintomas são: Leia mais: 5 causas do joanete

O que é o calo?

O calo decorre de uma reação da pele a uma pressão, fricção ou contatos contínuos e excessivos nos pés. Pode ocorrer por diversos motivos como, por exemplo, o uso de sapatos inadequados, deformidades dos pés de qualquer natureza, saliências ósseas como o joanete ou, ainda, alterações na pisada. Na prática, quando uma área sofre estímulo excessivo, a pele estimula a produção de queratina com o intuito de se proteger, tornando a pele mais espessa e dura. Assim, surge o calo. O calo pode se formar em qualquer lugar no pé, entretanto é mais comum nas saliências ósseas, como joanetes, na planta do pé e no calcanhar.

Tratamento do joanete e do calo

Em geral, os calos somem quando a fonte de atrito é eliminada. O tratamento conservador envolve a redução da pressão sobre as áreas salientes por meio de adequação nos calçados. Ou seja, o indivíduo deve usar sapatos mais confortáveis, dando preferência aos de ponta larga e profundos. Além disso, é indicado usar palmilhas macias e protetores em silicone ou em gel. Os tratamentos que envolvem procedimentos cirúrgicos, incluem o corte do calo, aplicação de ácido salicílico, assim como a cirurgia. Para as joanetes, o uso de calçados confortáveis pode reduzir a dor e constitui prevenção. Em casos mais graves, no entanto, o procedimento cirúrgico permite fazer a correção da estrutura óssea e o alinhamento dos ossos. Leia mais: Joanete: quais os calçados adequados para quem tem o problema? Em suma, a prevenção do joanete e do calo envolve o uso de sapatos confortáveis. Contudo, quando esses problemas afetam a qualidade de vida, um médico deve ser consultado para um tratamento eficaz. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!