Antes de falarmos sobre a cirurgia de joanete, vamos entender um pouco mais sobre a doença. A joanete é uma deformidade do pé, um desvio do dedão pra cima dos outros dedos. A joanete forma uma calosidade, um aumento do volume na parte interna do pé. Quando se usa sapatos inadequados, geralmente com a parte da frente muito estreita, ou com salto muito alto, altera-se a distribuição de carga que normalmente acontece durante a pisada.
Outro problema é que o metatarso (osso localizado na região do “peito do pé”) se desvia num sentido contrário e perde-se a capacidade de apoio embaixo desta região. Quando se perde parte da capacidade de apoio, a carga precisa ser suportada por “alguém”, neste caso, os dedos vizinhos.
Estruturas ligamentares que sustentam a parte inferior das articulações vão sendo sobrecarregadas, e esses ligamentos vão afrouxando até que as articulações fiquem soltas. Quando isso acontece, o dedo assume uma opção anormal, assumindo um formato parecido com garras.
A genética
Existem formatos específicos das articulações e, por isso, a genética é importante. Alguns formatos favorecem o desvio do metatarso, aumentando as chances de se ter joanete.
Quando o paciente começa a apresentar dor e formação de calosidade desconfortável, a primeira coisa a se fazer é tomar os cuidados com o calçado, além de procurar um médico ortopedista para avaliação de tratamento.
A cirurgia
Existem diversas técnicas e procedimentos cirúrgicos que permitem corrigir a malformação e aliviar a dor. O tipo de cirurgia de joanete vai depender da idade da pessoa e o tipo de deformação causada pelo joanete. Mas antes, precisamos responder a seguinte pergunta:
Quando operar o joanete?
- Quando a dor passa a limitar as atividades diárias;
- Quando há inchaço e vermelhidão no dedão;
- Quando os outros dedos do pé estão deformados;
- Quando não se consegue caminhar muito bem;
- Quando o dedão não estica mais.
- Quando o médico achar que esta é a melhor opção.
Leia mais: Quando procurar um cirurgião de pé
Através de alguns cortes específicos no osso, o principal tipo de cirurgia consiste na colocação dos dedos do pé na posição correta. A posição dos dedos pode ser fixada com aplicação de uma placa metálica ou através do uso de parafusos.
Possíveis complicações
- Leve sangramento;
- Infecções no local;
- Dor constante no dedo e rigidez;
- Lesões nos nervos.
Leia mais: Como se recuperar após uma cirurgia de pé
Cirurgia de joanete: pós-operatório e recuperação
- A recuperação da cirurgia é rápida, após cerca de 1 semana a pessoa pode colocar o pé no chão e caminhar, usando um sapato pós-operatório para evitar complicações.
- Alguns cuidados no pós-operatório garantem uma melhor recuperação: manter o pé elevado nos primeiros dias e aplicar compressas geladas para redução do inchaço.
- Os pontos serão retirados conforme prescrição médica ou conforme a evolução da cicatriz. Deve-se evitar molhar a área. No banho, o ideal é colocar um saco plástico para proteger o pé;
- Para evitar dores e ter melhores resultados, alguns remédios serão receitados;
- Para reabilitação, sessões de fisioterapia ajudam a diminuir o edema na reabilitação do dedo;
- Deve se voltar a fazer as atividades diárias de forma gradual, para não ter complicações;
Leia mais: Como é o pós-operatório da cirurgia de hálux valgo
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.
Operei a joanete hj e ainda nao consigo por o pé no chão, então pulo ate o banheiro.
Quando abaixo o pé sangra.normal?
E muita dor…
Oi Simone!
Toda cirurgia que envolve serrar ossos do pé tem o problema do inchaço que piora quando o pé fica para baixo.
Recomendo retornar com seu cirurgião para que ele possa avaliar!