O cirurgião de pé é o médico que trata, especificamente, de lesões na região do pé e tornozelo. A função desse profissional é realizar o diagnóstico e identificar o melhor tratamento, que pode, em alguns casos, vir a ser cirúrgico.
Por ser uma região do corpo bastante sobrecarregada, seja por sustentar e dar equilíbrio, seja por absorver impacto e movimentos bruscos, os pés estão sujeitos a diversos tipos de lesões decorrentes de traumas, entorses ou esforço repetitivo.
Leia mais: Como identificar uma fratura de tornozelo
As lesões não são a única fonte de problemas no pé. Além disso, os pés estão sujeitos aos efeitos de problemas inflamatórios, congênitos e degenerativos.
Neste post, entenderemos um pouco mais sobre essa especialidade. Confira!
Por que procurar o cirurgião de pé?
O cirurgião de pé tem, entre suas funções, o estudo dos problemas relacionados à especialidade, sendo o profissional mais adequado a procurar em caso de qualquer problema nessa região.
Atualmente, esse especialista oferece aos pacientes diversas possibilidades de tratamento, com técnicas mais avançadas, que proporcionam períodos pós-operatórios menos dolorosos e, em muitos casos, livres de imobilização, algo impensável há pouco tempo.
O diagnóstico das fraturas, por ser uma região delicada, precisa identificar se são completas ou incompletas, se desviadas ou não, se envolvem articulações ou não. Em caso de fraturas articulares, é necessário obter redução anatômica. Em fraturas extra-articulares, é preciso restabelecer o alinhamento ósseo.
Leia mais: Fratura no tornozelo: os tratamentos mais comuns
A região do pé e tornozelo é complexa. O pé é composto de 26 ossos, que estão divididos em três partes principais. Já o tornozelo é uma estrutura óssea que inclui a tíbia distal, fíbula distal e tálus, formando uma estrutura complexa e delicada.
Leia mais: Saiba tudo sobre a anatomia do pé
Além dos exames de imagem, o diagnóstico requer uma anamnese rigorosa, que oriente o estudo da condição do paciente. Em alguns casos, em que há edema, é difícil, até mesmo, identificar a lesão nos primeiros dias.
O que é tratado por esse especialista?
Sendo mais específicos quanto ao escopo das patologias tratadas por esse profissional, relacionamos os problemas que podem ser tratados por meio de cirurgias:
- Joanete e deformidades dos dedos;
- fascite plantar e esporão do calcanhar;
- bunionette;
- Hallux Rigidus;
- lesões do tendão do calcanhar;
- lesões dos tendões fibulares;
- entorse do tornozelo;
- traumas e fraturas do pé e tornozelo;
- coalizão tarsal;
- pé plano;
- deformidades congênitas;
- osteocondrose e osteocondrites;
- instabilidade dos ligamentos;
- artroscopia do tornozelo;
- Neuroma de Morton;
- gota e artrite gotosa;
- pé diabético.
As principais cirurgias realizadas são:
- tenoplastia (reparo do tendão não seccionado);
- reconstrução ligamentar;
- artrodese (correção de deformidades decorrentes de doenças reumáticas);
- osteotomia e artroscopia (para correção de anomalias ósseas);
- condroplastia (remodelagem da cartilagem e tratamento do osso subjacente).
Como podemos constatar, o universo de atuação do cirurgião do pé é bastante amplo, o que explica a necessidade de especialização para uma abordagem mais aprofundada — uma tendência, inclusive, no mundo da medicina.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!