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5 hábitos prejudiciais para o tornozelo

Em muitas situações, os distúrbios no tornozelo têm origens conhecidas: uma torção, um osso quebrado, uma lesão mais complicada nos tendões ou músculos.

Além disso, a própria pessoa pode adotar em sua vida hábitos que não são muito saudáveis para essa parte em específico do corpo humano e, com isso, provocar problemas que poderiam facilmente ser evitados.

Neste post, selecionamos 5 dos hábitos que você pode ter e, sem perceber, estar contribuindo para doenças futuras nas articulações de seus pés. Confira!

Conheça os hábitos prejudiciais para o tornozelo

1. Usar calçados retos demais

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, não são apenas os saltos que prejudicam os pés e tornozelos. A questão é que eles nem precisam ter saltos, mas sim algum tipo de amortecedor, a exemplo de um solado mais confortável e protetor.

Dependendo do conforto do dia a dia, as articulações e tendões podem sofrer níveis de estresse que, com o passar do tempo, dão origem a dores e lesões.

Leia mais: 5 riscos de usar calçados inadequados

2. Não seguir as orientações do ortopedista

Muitas vezes, a pessoa até tem o costume de visitar o ortopedista, mas mantém o hábito prejudicial de não seguir suas orientações, por exemplo, de usar palmilhas e calçados específicos para corrigir problemas atuais e prevenir outros futuros. Isso acaba sendo prejudicial ao tornozelo.

3.  Pisar de forma errada

Algumas pessoas não percebem, enquanto que outras sabem que estão pisando torto e consideram isso uma bobagem. A verdade que é andar de forma incorreta pode trazer sérios danos ao organismo e não somente aos tornozelos.

Um indicador de que algo pode estar fora do normal nesse sentido é quando a pessoa compra um calçado novo e percebe que, com o passar do tempo, um lado está mais desgastado que o outro.

Mesmo que ela não sinta dores ou incômodos no momento, o ideal é procurar o ortopedista para que ele avalie esse mau hábito e recomende o melhor método para corrigir o problema.

Leia mais: É possível corrigir a pisada pronada?

4.  Fazer atividades físicas com tênis novos

Tudo bem que ficamos ansiosos para usar os tênis novinhos em folha para praticar corrida ou fazer uma caminhada um pouco longa. O problema é que nem sempre eles são tão confortáveis quanto parecem.

É preciso considerar que o calçado tem que adquirir o formato dos pés do dono para que a pessoa não sofra com possíveis dores e riscos de torção.

Uma boa dica é começar a usar o calçado novo aos poucos, até que esteja bem “acomodado” aos pés.

5. Não cuidar do equilíbrio entre as pernas e tornozelo

É normal que as pessoas tenham uma das pernas como a dominante, porém, em alguns casos isso pode fazer com que a outra não se desenvolva corretamente. Quando um tornozelo é mais resistente que o outro, os riscos de lesões no mais fraco são maiores.

Por isso, é fundamental manter uma rotina de visitas ao ortopedista. Esse profissional é quem vai orientar a pessoa sobre o que fazer e como treinar suas pernas para que elas se desenvolvam por igual, evitando problemas no futuro.

Leia mais: Exercícios para os pés: As 5 atividades mais eficazes contra as dores

Cuidados com o tornozelo

Os pontos citados são apenas alguns dos hábitos mais recorrentes que podem trazer prejuízos ao tornozelo de uma pessoa.

Existem outros que também podemos adicionar a essa lista, por exemplo, submeter os pés a impactos desnecessários ou sobrecarregar a região (especialmente não cuidando do peso ideal).

O fato é que o tornozelo é essencial para a estabilidade e mobilidade do corpo. Sendo assim, todo o cuidado com essa região será sempre recompensado com mais resistência às lesões e fraturas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

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Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt